PEIxES, GENTES E TERRITóRIOS TRAdICIONAIS NO SUBMédIO E BAIxO SãO FRANCISCO: UMA dISCUSSãO COM BASE NA NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL dOS POVOS E COMUNIdAdES TRAdICIONAIS dO BRASIL

Autores

  • Ticiano Rodrigo de Oliveira

Palavras-chave:

Cartografia Social, Pescadores, Povos e Comunidades Tradicionais, Pesca Artesanal, Rio São Francisco.

Resumo

A pesca no rio São Francisco, assim como uma significativa parcela de outras atividades produtivas realizadas pelos Povos e Comunidades Tradicionais existentes e habitantes Bacia deste rio, foi uma atividade atingida pelos sucessivos barramentos para a construção de usinas hidroelétricas. Tal atividade tradicional é caracterizada pela subsistência e uso de baixa tecnologia. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho é baseada na da Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, que iniciou na Amazônia e hoje está presente nas mais diversas partes do Brasil, inclusive nas regiões Submédio e Baixo rio São Francisco. Os relatos dos pescadores são transcritos de forma fiel, e a observação etnográfica é a base para a construção do texto. Os representantes das Comunidades Pescadoras das regiões Submédio e Baixo Rio São Francisco relatam a sua identidade, seus conflitos por terra e territórios, suas estratégias de captura, sua cultura popular e seus modos de organização social. Os pescadores mostraram ter um conhecimento consistente sobre a ecologia e o comportamento da dinâmica do rio. O presente trabalho pretendeu contribuir com o paradigma do desenvolvimento sustentável ao tratar de um fenômeno espacialmente pontualizado: a caracterização das Comunidades de Pescadores e Pescadoras Artesanais das regiões Submédio e Baixo Rio São Francisco, a partir do enfoque dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

DE OLIVEIRA, T. R. PEIxES, GENTES E TERRITóRIOS TRAdICIONAIS NO SUBMédIO E BAIxO SãO FRANCISCO: UMA dISCUSSãO COM BASE NA NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL dOS POVOS E COMUNIdAdES TRAdICIONAIS dO BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–61, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6403. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)