COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO-BA:

IMPACTOS SOCIOCULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16249

Palavras-chave:

Hidrelétricas; Impactos Ambientais; Organização Sociocultural; Ribeirinhos.

Resumo

As construções de hidrelétricas ao longo do rio São Francisco ocorreram em virtude da sua vazão e extensão, partindo do princípio da abundante hidrografia nacional. O Brasil, adotou a tecnologia de hidroelétricas sob a óptica desenvolvimentista do governo militar da época, afetando uma grande parcela da população que vivia entorno das águas que submergiram, desapropriando milhares de pessoas. A realização de obras com esta dimensão, como a de Sobradinho-BA, acarretou diversos problemas sociais e ambientais a toda região. Esse estudo tem o objetivo de analisar os impactos socioambientais e culturais acarretados pela construção da barragem e discutir se houve a implantação de políticas públicas de reparação aos reassentados de Sobradinho. Foi realizada uma Revisão Integrativa, utilizando-se de trabalhos encontrados em sites acadêmicos que tivessem como palavra-chave: construção de barragens, políticas públicas e barragem de Sobradinho. Após leitura dos mesmos, foi realizada triagem dos materiais que melhor respondessem o objetivo proposto. Ao analisar os referidos artigos foram identificados diversos impactos socioambientais e culturais nas comunidades ribeirinhas e que grande parte deles se deve principalmente à falta de assistência no processo de reassentamento e ausência de implantação de Políticas Públicas de reparação que pudessem amenizar os transtornos causados pela construção do lago.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Oliveira de CARVALHO, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós Grduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Educação ? ppgecoh ( UNEB 2020-2022); Professor de Matemática (SEC/BA ? Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia, (desde 2001) e do Colégio Geo ? Juazeiro -Bahia (desde 2008); Graduado em: Ciências - Habilitação em Matemática (CESVASF - 1997) e Segunda Graduação em Direito (FACESF - 2012); Especializações: Direito do Trabalho ? Faculdade Futura (2019), Saberes e Prática da Matemáticas ? Faculdade Vale do Cricaré (2014); Psicopedagogia ? Universidade Castelo Branco (2004 ? 2005); Atuação nas áreas de Matemática, Raciocínio Lógico e do Direito.

Vitor Prates LORENZO, Instituto Federal de Educação Sertão Pernambucano

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) com mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Pró Reitor de Extensão e Cultura do IFSertãoPE (2020-atual). Atua como professor permanente dos programas de Pós-graduação em Ecologia Humana (UNEB) e Educação Profissional (IFSertãoPE). Atendeu a chamada da SETEC/MEC para participar do programa de estágio em pesquisa aplicada nos colleges canadenses, executando as atividades no John Abbott College. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoquímica, quimioinformática, modelagem molecular, modelos de predição de atividade e docking molecular. Tem experiência na área de atuação, com ênfase em metodologias ativas.

Roberto Remígio FLORÊNCIO, Instituto Federal de Educação Sertão Pernambucano Campus Zona Rural

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/Universidade Federal da Bahia - UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural); Graduado em: Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014); MBA em Comunicação e Semiótica (FAVENI - 2021); Membro dos Grupos de Pesquisa registrados pela CAPES: Etnobiologia e Conservação (UNEB), GRUPEC/SERTÃO (IFSertãoPE) e Grupo GRIÔ (UFBA); Pesquisador Visitante do Núcleo OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB, campus Paulo Afonso); Atuação nas áreas de Linguagem, Educação, Cultura, Formação de Professores, Educação Escolar Indígena, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

Downloads

Publicado

2023-02-25

Como Citar

OLIVEIRA DE CARVALHO, W.; PRATES LORENZO, V.; REMÍGIO FLORÊNCIO, R. COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO-BA:: IMPACTOS SOCIOCULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–42, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16249. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)