Historiografia y memorias em la educación argentina reciente: balances políticos-académicos y aportes desde um estúdio de caso
Resumo
O presente artigo aborda três aspectos centrais. O primeiro é o aspecto historiográfico que descreve e analisa estudos que se inscrevem na história recente da educação na Argentina (HREA), abordando a última ditadura (1976-1983) e avaliando aportes e lacunas acadêmicas desde o retorno da democracia até o presente momento. Igualmente, se registram etapas de produção do conhecimento de acordo com as regularidades na agenda disciplinar e mudanças nas suas perspectivas epistemológicas. Em segunda instância, se identificam singularidades político-estatais do caso argentino com o objetivo de explicar a crescente dinâmica que adquiriram as publicações sobre o passado recente nos últimos quinze anos. E, finalmente, se aportam os principais resultados de uma pesquisa cujo recorte é a província de Santa Fé (1966-1983), que está inteiramente baseada em documentos qualificados como 'secretos e confidenciais', elaborados pelos serviços de inteligência estatal. A mesma indaga sobre impactos sistêmicos e intrainstitucionais, de forma particular as práticas de espionagem, perseguição política e depuração ideológica no âmbito educativo provincial. Os achados do estudo e a peculiaridade das fontes utilizadas revisam e fazem uma reflexão em uma síntese que integra os aspectos mais significativos dos primeiros itens expostos.
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Copyright (c) 2019 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
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