Historiografia y memorias em la educación argentina reciente: balances políticos-académicos y aportes desde um estúdio de caso

Autores

  • Natalia Garcia

Resumo

O presente artigo aborda três aspectos centrais. O primeiro é o aspecto historiográfico que descreve e analisa estudos que se inscrevem na história recente da educação na Argentina (HREA), abordando a última ditadura (1976-1983) e avaliando aportes e lacunas acadêmicas desde o retorno da democracia até o presente momento. Igualmente, se registram etapas de produção do conhecimento de acordo com as regularidades na agenda disciplinar e mudanças nas suas perspectivas epistemológicas. Em segunda instância, se identificam singularidades político-estatais do caso argentino com o objetivo de explicar a crescente dinâmica que adquiriram as publicações sobre o passado recente nos últimos quinze anos. E, finalmente, se aportam os principais resultados de uma pesquisa cujo recorte é a província de Santa Fé (1966-1983), que está inteiramente baseada em documentos qualificados como 'secretos e confidenciais', elaborados pelos serviços de inteligência estatal. A mesma indaga sobre impactos sistêmicos e intrainstitucionais, de forma particular as práticas de espionagem, perseguição política e depuração ideológica no âmbito educativo provincial. Os achados do estudo e a peculiaridade das fontes utilizadas revisam e fazem uma reflexão em uma síntese que integra os aspectos mais significativos dos primeiros itens expostos.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

GARCIA, N. Historiografia y memorias em la educación argentina reciente: balances políticos-académicos y aportes desde um estúdio de caso. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6558. Acesso em: 22 jan. 2025.