Arquivo escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy como lugar de memória: fontes para o estudo da História da Educação (Rio Grande do Norte, 1908 – 2018)

Autores

  • Maria Claudia Lemos Morais do Nascimento
  • Olivia Morais de Medeiros Neto

Resumo

Este artigo problematiza o arquivo do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), localizado na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, como lugar de memória, atentando às potencialidades de pesquisa em história da educação. Utilizamos o entendimento de Pierre Nora para o estudo do arquivo como lugar de memória e a concepção de arquivo escolar a partir das autoras Moraes, Zaia e Vendrameto no âmbito da pesquisa histórica. A metodologia utilizada se constituiu de visitas ao arquivo da referida instituição; investigação dos tipos documentais; averiguação do local onde o arquivo se encontra armazenado; exame do estado do acervo; e catalogação de conjuntos documentais. Foram catalogados três conjuntos, a saber: 1º conjunto – Trajetória da Escola Normal; 2º conjunto – Registro de Diplomas e o 3º conjunto – Grupo Escolar e Escola de Aplicação. Constatou-se no estudo algumas potencialidades de pesquisa a partir do referido arquivo, tais como: conhecimento sobre o processo de formação de professores, diário de movimento e funcionamento da Escola Normal de Natal, a partir de livros catalogados no 1º conjunto – Trajetória da Escola Normal; perfil dos professores Normalistas a partir do 2º conjunto – Registro de Diplomas e práticas de professores a partir dos registros catalogados a partir do 3º conjunto – Grupo Escolar e Escola de Aplicação. E, tendo em vista a importância da preservação das fontes documentais para a escrita da história da educação, ressaltamos o entendimento do arquivo como lugar de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

LEMOS MORAIS DO NASCIMENTO, M. C.; MORAIS DE MEDEIROS NETO, O. Arquivo escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy como lugar de memória: fontes para o estudo da História da Educação (Rio Grande do Norte, 1908 – 2018). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6556. Acesso em: 22 jan. 2025.