Arquivo escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy como lugar de memória: fontes para o estudo da História da Educação (Rio Grande do Norte, 1908 – 2018)
Abstract
Este artigo problematiza o arquivo doInstituto de Educação Superior
Presidente Kennedy (IFESP),
localizado na cidade de Natal, Estado
do Rio Grande do Norte, como lugar
de memória, atentando às
potencialidades de pesquisa em
história da educação. Utilizamos o
entendimento de Pierre Nora para o
estudo do arquivo como lugar de
memória e a concepção de arquivo
escolar a partir das autoras Moraes,
Zaia e Vendrameto no âmbito da
pesquisa histórica. A metodologia
utilizada se constituiu de visitas ao
arquivo da referida instituição;
investigação dos tipos documentais;
averiguação do local onde o arquivo se
encontra armazenado; exame do
estado do acervo; e catalogação de
conjuntos documentais. Foram
catalogados três conjuntos, a saber:
1º conjunto – Trajetória da Escola
Normal; 2º conjunto – Registro de
Diplomas e o 3º conjunto – Grupo
Escolar e Escola de Aplicação.
Constatou-se no estudo algumas potencialidades de pesquisa a partir
do referido arquivo, tais como:
conhecimento sobre processo de
formação de professores, diário de
movimento e funcionamento da
Escola Normal de Natal, a partir de
livros catalogados no 1ºconjunto –
Trajetória da Escola Normal; perfil dos
professores Normalistas a partir do 2º
conjunto – Registro de Diplomas e
práticas de professores a partir dos
registros catalogados a partir do 3º
conjunto – Grupo Escolar e Escola de
Aplicação. E, tendo em vista a
importância da preservação das fontes
documentais para a escrita da história
da educação ressaltamos o
entendimento do arquivo como lugar
de memória.
Palavras-chave: História da
educação. Arquivo escolar. Lugar de
memória.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-01
How to Cite
, OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETO, M. C. L. M. do N. Arquivo escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy como lugar de memória: fontes para o estudo da História da Educação (Rio Grande do Norte, 1908 – 2018). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6556. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
DOSSIÊ TEMÁTICO