O PPGED da UFRN: o lugar certo da minha formação
Resumo
Este trabalho visa socializar sobre o 'lugar certo da minha formação', refletindo nas minhas experiências como doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A opção por um curso Stricto Sensu, vinculado a uma universidade, está atrelada às suas histórias e memórias, conduzindo aos poucos o aluno para ir tecendo seu lugar de formação, favorecendo grandemente as vivências, tornando-as singulares. Neste caminho, conhecer o programa do PPGEd da UFRN com base em arquivos digitais que registraram a História da Educação deste estado serviu de base para nossa opção por este aperfeiçoamento no PPGEd-UFRN. No que tange à metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa de teor (auto)biográfico. Quanto aos procedimentos técnicos, é um estudo de caso baseado em três fontes: testemunhal (elaboração de um relato autobiográfico); documental (realização de uma pesquisa bibliográfica para a construção de um Sistema de Coordenadas Teórico-Conceituais de Referência (GONZÁLEZ, 2017), com a colaboração de autores como Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1997), Walter Benjamin (1987), Jerome Seymour Brunner (2001) e em documentos como o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) (BRASIL, 2010a e b) e o regimento interno do PPGEd da UFRN (2012)); e empírica (realização de questionário com outros alunos do PPGEd-UFRN matriculados, para conhecer suas vivências e experiências no programa). Toda a informação assim coletada foi examinada com a estratégia analítica de Imersão e Contemplação Hermenêutica (GONZÁLEZ, VILLEGAS, 2009), visando compreender o que torna o PPGEd da UFRN o lugar escolhido para concretizar o sonho de fazer um doutorado. Concluímos que o conhecimento sobre a história acerca dos Programas de Pós-Graduação pode ajudar na escolha e nos caminhos a serem trilhados durante o curso, servindo de vereda para chegar ao 'lugar certo da formação'.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.