O PPGED da UFRN: o lugar certo da minha formação

Autores/as

  • Bergson Pereira Utta, Fredy Henrique Gonzalez

Resumen

Este trabalho visa socializar sobre o
“lugar certo da minha formação”
refletindo nas minhas experiências
como doutorando no Programa de Pós-
Graduação em Educação (PPGEd) da
Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN). A opção por um curso
Stricto Sensu, vinculado a uma
universidade, está atrelada as suas
histórias e memórias, conduzindo aos
poucos o aluno para ir tecendo em seu
lugar de formação, favorecendo
grandemente as vivências, tornando-as
singulares. Neste caminho, conhecer o
programa do PPGEd da UFRN com base
em arquivos digitais que registraram a
História da Educação deste Estado,
serviram de base para nossa opção por
este aperfeiçoamento no PPGEd-UFRN.
No que tange à metodologia, esta é uma
pesquisa qualitativa de teor
(auto)biográfico. Quanto aos
procedimentos técnicos é um estudo de
caso baseado em três fontes:
testemunhal (elaboração de um relato
autobiográfico); documental (realização
de uma pesquisa bibliográfica para a
construção de um Sistema de
Coordenadas Teórico-Conceituais de
Referência (GONZÁLEZ, 2017), com a
colaboração de autores como Mikhail
Mikhailovich Bakhtin (1997), Walter
Benjamin (1987), Jerome Seymour
Brunner (2001) e em documentos como
o Plano Nacional de Pós-Graduação
(PNPG 2011-2020) (BRASIL, 2010 a e b) e o regimento interno do PPGEd da UFRN (2012) e, empírica (realização de
questionário com outros alunos do
PPGEd-UFRN matriculados, para
conhecer suas vivências e experiências
no programa). Toda a informação assim
coletada foi examinada com a estratégia
analítica de Imersão e Contemplação
Hermenêutica (GONZÁLEZ, VILLEGAS,
2009), visando compreender o que
torna o PPGEd da UFRN o lugar
escolhido para concretizar o sonho de
fazer um doutorado. Concluímos que o
conhecimento sobre a história acerca
dos Programas de Pós-Graduação, pode
ajudar na escolha e caminhos a serem
trilhados durante o curso, servindo de
vereda para chegar ao “lugar certo da
formação”.
Palavras-chave: UFRN. PPGED. Lugar
de formação. Narrativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

FREDY HENRIQUE GONZALEZ, B. P. U. O PPGED da UFRN: o lugar certo da minha formação. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6551. Acesso em: 23 nov. 2024.