A área de Estudos Sociais no uso dos estudos dirigidos no Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha (SP, 1962-1964)
Resumo
O objeto desse artigo é mapear as múltiplas apropriações da área de Estudos Sociais no uso dos Estudos Dirigidos na cultura escolar do ginásio vocacional Oswaldo Aranha da cidade de São Paulo, a partir de 1962 até o golpe de 1964. A cultura escolar vocacional de 1964 transformou Estudos Sociais em área, e ainda passou a enfrentar novos dilemas a ponto de indicar para uma nova cultura escolar. Destaco esse recorte de 1962 até 1964 nessa análise, mesmo que as experiências do ensino vocacional tenham sido fechadas em definitivo pelo regime militar, em 12 de dezembro de 1969. As fontes são um conjunto de relatórios, planejamentos e práticas educativas dos professores de Estudos Sociais. Sustento essa análise, no uso da apropriação formulada por Roger Chartier (1988, 2002) para destacar os fazeres plurais, criativos e entendimentos diversos dessa cultura escolar em transição quando operadas por distintos atores. Somo a perspectiva da história das disciplinas escolares para destacar as modificações na disciplina-saber de história e de geografia. Defendo essa análise de história da educação como premissa de qualidade sobre novas aprendizagens das ciências humanas, sobretudo, como indicativo para o ensino médio, que atualmente está em busca do ensino integrado entre saberes.
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