Entre Consciência Histórica e Narrativa Mestra: a identidade na narrativa de jovens graduandos em História da cidade de Ponta Grossa, Paraná
Resumo
Neste artigo, parte de um projeto de pesquisa de âmbito nacional chamado 'O país e o mundo em poucas palavras: narrativas de jovens sobre seus pertencimentos – implicações para o ensino de Ciências Humanas', analisamos como um grupo de estudantes graduandos em História da cidade de Ponta Grossa, Paraná, narram a história do Brasil e da democracia; comparamos suas narrativas com as coletadas de outros estudantes de idade entre 12 e 24 anos. Para isso, foram aplicados questionários qualitativos contendo duas consignas: 'Por favor, conte a história do seu país' e 'Por favor, escreva o que você sabe sobre o desenvolvimento da democracia em seu país'. Foram coletadas 277 respostas de diversos jovens inseridos em diferentes etapas de escolarização formal em três instituições de ensino da cidade. Os dados foram organizados a partir de dois softwares de uso livre, o OpenRefine e o Gephi. Ao final, foram elaborados cinco grafos que serviram como fontes de nossa análise. Dois grupos foram organizados, um dos graduandos em História e outro com as respostas de jovens do ensino fundamental, médio e cursantes de outras graduações e pós-graduações. Observando as imagens de maneira comparativa, procuramos pensar seus elementos a partir dos conceitos de consciência histórica (Rüsen, 2007) e narrativa mestra (Carretero; Van Alphen, 2014). Como resultados, delineamos os contornos dos elementos evocados pelos futuros historiadores, enxergando, no bojo de uma narrativa que se organiza a partir da seleção de agentes que integram a história da nação e de temas que conduzem essa história, uma naturalização da nação e da nacionalidade, assim como o estabelecimento de uma identidade deslocada e anacrônica. O conceito de narrativa mestra, porém, mostra-se dúbio, na medida em que a consciência histórica parece se revelar insuficiente na falta de perspectiva de futuro.
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