O aprendizado pela paisagem: questões para uma abordagem no ensino de História
Resumo
Neste artigo, considera-se a paisagem como objeto de reflexão histórica. O objetivo consiste em explorar suas potencialidades no ensino de História, rompendo com a concepção de paisagem enquanto um dado da natureza para entendê-la como uma apropriação estética, como uma invenção ou fato cultural. Discute-se questões de ordem conceitual e ensaia-se uma metodologia de abordagem ao trazer um tema específico, a saber, a caatinga como paisagem representada em duas imagens visuais.
Downloads
Downloads
Publicado
2018-08-26
Como Citar
BARROS GUIMARÃES, E. M. O aprendizado pela paisagem: questões para uma abordagem no ensino de História. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/5273. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO
Licença
Copyright (c) 2018 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.