A variação do modo subjuntivo em orações independentes introduzidas pelo item talvez e em orações intercaladas
Palavras-chave:
variação, subjuntivo, linguística funcional centrada no usoResumo
Neste trabalho, investigamos a variação do subjuntivo em orações independentes introduzidas pelo item talvez e em orações intercaladas introduzidas pelo que. A pesquisa é fundamentada na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) que defende, como princípio basilar, que os usos linguísticos modelam a estrutura da língua e conferem a ela processos de variância. Sendo assim, resgatamos alguns pressupostos dessa abordagem teórica como os processos cognitivos de domínio geral; o princípio da expressividade maximizada, Goldberg (1995) e as frequências token e type relacionadas ao contexto linguístico para explicarmos o processo de variação do modo subjuntivo. Em relação à metodologia, orientamo-nos por meio do método misto que conjuga as metodologias qualitativa e quantitativa (CUNHA LACERDA, 2016). A amostra analisada é constituida por 48 (quarenta e oito) gravações do Português Culto de Vitória da Conquista-BA (Corpus PCVC) e do Português Popular da cidade de Vitória da Conquista-BA (Corpus PPVC). Concernente à análise dos dados, a variação do subjuntivo pode ser explicada por fatores associados às habilidades cognitivas de domínio geral, como analogia, memória rica e categorização; pelo princípio da expressividade maximizada; pelas frequências token e type e pela proposição hierárquica e esquemática na perspectiva de Traugott e Trousdale (2013). Ainda refletimos a respeito de como o conteúdo gramatical do modo verbal subjuntivo, com o aparato teórico da LFCU, pode contribuir para um ensino eficaz e mais contextualizado de gramática, tomando como ponto de partida a língua em uso e a realidade linguística dos educandos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
AMORIM, Vania Raquel Santos; SOUSA, Valéria Viana. Um olhar Sociofuncionalista no estudo da estratificação/variação das orações completivas e parentéticas. Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 309-332, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/10218. Acesso em: 6 set. 2023a.
AMORIM, Vânia Raquel Santos; SOUSA, Valéria Viana. A variabilidade do modo subjuntivo: um estudo de base construcionista. Revista Philologus, Rio de Janeiro, n. 79 supl., Ano 27, p. 292-308, jan/abr. 2021b.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Trad. Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez, 2016[2010].
CUNHA LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da; OLIVEIRA, Nathália Félix. Abordagem construcionista na gramaticalização: perspectivas e contribuições. In: OLIVEIRA, Mariângela Rios de; ROSÁRIO, Ivo da Costa. (Orgs.). Linguística centrada no uso: teoria e método. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
CUNHA LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da. O papel do método misto na análise de processos de mudança em uma abordagem construcional: reflexões e propostas. Revista Linguística/Revista do programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume Especial, dez de 2016, p. 83-101.
DU BOIS, John. W Discourse and grammar. In: TOMASELLO, Michael. (Ed.). The new psychology of language: cognitive and functional approaches to language structure. Mahwah, New Jersey/London: LEA, 2003. v.2.
DUARTE, Milcinele da Conceição; CASSEB-GALVÃO, Vânia. Funcionalismo clássico aplicado ao ensino. In: CASSEB-GALVÃO, Vânia; NEVES, Maria Helena de Moura (Orgs.). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; BISPO, Edvaldo Balduíno; SILVA, José Romerito. Linguística Funcional Centrada no uso: conceitos básicos e categorias analíticas. In: CEZÁRIO, Maria Maura; FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. Linguística Centrada no uso: uma homenagem a Mario Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2013.
GOLDBERG, Adele Eva. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
HOPPER, Paul J. On some principles of grammaticization. In: TRAUGOTT, Elizabeth Closs; HEINE, Bernd (eds.). Approaches to Grammaticalization: Focus on Theoretical and Methodological Issues. v. 1. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1991, p. 17-35.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática dos usos do português. 2.ed. São Paulo: editora Unesp, 2011.
MALLMANN, Adriana Cristina Lopes Gonçalves. Capítulo 2. In: RODRIGUES, Violeta Virgínia. Ensino das orações adjetivas em sala de aula: reflexão e prática. São Paulo: Blucher, 2020.
OLIVEIRA, Mariangela Rios de. Linguística funcional centrada no uso. In: CASSEB-GALVÃO, Vânia; NEVES, Maria Helena de Moura. (Orgs). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. São Paulo:Parábola Editorial, 2017.
OLIVEIRA, Mariangela Rios de. Arquitetura construcional e competição pelo uso. In: FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; BISPO, Edvaldo Balduíno; SILVA, José Romerito. Variação e mudança em perspectiva construcional. Natal: EDUFRN, 2018.
ROSÁRIO, Ivo da Costa; OLIVEIRA, Mariângela Rios. Funcionalismo e Abordagem construcional da gramática. Alfa, São Paulo, 60 (2): 233-259, 2016.
TRAUGOTT, E. C., & TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: Oxford University Press. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.