Saberes de parteiras no cuidado materno-infantil: uma revisão de literatura (séculos XX e XXI)

Autores

Palavras-chave:

parteiras, obstetrícia, assistência materno-infantil

Resumo

Esta revisão sobre o conhecimento das parteiras baseia-se em teses e dissertações produzidas em reconhecidos programas de pós-graduação e catalogadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com foco no tema das parteiras. O objetivo principal do presente trabalho é aprimorar o embasamento teórico e alinhar o projeto de pesquisa em andamento. O estudo está fundamentado em um referencial teórico abrangente que se baseia em disciplinas como História, Saúde da Família, Memória, Linguagem, Identidade, Educação e Cultura. A metodologia de pesquisa envolve uma revisão sistemática da literatura para responder à questão: “Quais são as principais áreas de conhecimento das parteiras em saúde materno-infantil ao longo dos séculos XX e XXI?”. A abordagem multidisciplinar permitiu um exame holístico do conhecimento das parteiras no contexto dos cuidados de saúde materno-infantil.

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Biografia do Autor

Taíse Santos Rocha, Faculdade Irecê, Bahia - Brasil

Mestranda em História (PPGEAFIN/UNEB). Enfermeira, Professora do curso de enfermagem da Faculdade Irecê- FAI.

Contribuição de autoria: autora.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

ROCHA, T. S. Saberes de parteiras no cuidado materno-infantil: uma revisão de literatura (séculos XX e XXI). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 3_20, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/17960. Acesso em: 19 nov. 2024.