Reflexões sobre a educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar e o seu trato pedagógico
Resumo
Este ensaio trata da importância da Educação para as relações étnico-raciais no cenário educacional, as mudanças possíveis a partir de sua concepção, seus desafios e perspectivas. Além disso, discutimos sobre o racismo e suas implicações, ao passo que buscamos colaborar com o debate antirracista, e com a valorização e o reconhecimento da história, cultura e contribuições negras em nossa sociedade. Neste sentido, revisitamos o processo histórico de inserção dos negros no contexto das salas de aula e destacamos a necessidade de repensar o currículo escolar na perspectiva decolonial. Assim, ressaltamos a necessidade de analisar criticamente o trato pedagógico das questões raciais refletindo a história de nossa sociedade como forma de promovermos uma educação que forme cidadãos críticos e reflexivos, em prol de uma sociedade que trabalhe pela equidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.