Reflexões sobre a educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar e o seu trato pedagógico

Autores

  • Erica Dutra Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

Este ensaio trata da importância da Educação para as relações étnico-raciais no cenário educacional, as mudanças possíveis a partir de sua concepção, seus desafios e perspectivas. Além disso, discutimos sobre o racismo e suas implicações, ao passo que buscamos colaborar com o debate antirracista, e com a valorização e o reconhecimento da história, cultura e contribuições negras em nossa sociedade. Neste sentido, revisitamos o processo histórico de inserção dos negros no contexto das salas de aula e destacamos a necessidade de repensar o currículo escolar na perspectiva decolonial. Assim, ressaltamos a necessidade de analisar criticamente o trato pedagógico das questões raciais refletindo a história de nossa sociedade como forma de promovermos uma educação que forme cidadãos críticos e reflexivos, em prol de uma sociedade que trabalhe pela equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

DUTRA, E. Reflexões sobre a educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar e o seu trato pedagógico. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 9, p. 45–61, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/14667. Acesso em: 21 jan. 2025.