O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO ACERVO PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Liziane Araújo da Paz
  • Maria Inês Sucupira Stamatto
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Resumo

Em nossa sociedade atual, as relações dos pesquisadores com os acervos digitais foram ampliadas, e no campo da História da Educação não foi diferente. Os Repositórios Digitais configuram-se como acervos online para pesquisas em diversos campos de interesses, desse modo possibilitando o fácil, amplo e livre acesso a diversos documentos. Posto isto, este artigo apresenta dois Repositórios Digitais, sendo eles: o Repositório Institucional da UFSC – História da Educação Matemática e de História e Memória da Educação (RHISME), que possuem diversas fontes para pesquisas, além de contribuir para a preservação da memória e estudos no campo da História da Educação. Desse modo, buscou-se analisar quais as contribuições que estes repositórios trazem para esse campo de pesquisa. Para a realização do estudo, foi necessário o levantamento destes repositórios através de suas caracterizações, além da análise da usabilidade de alguns acervos que se tornaram fontes para pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA PAZ, A. L. A. .; STAMATTO , M. I. S.; NETA, O. M. de M. . O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO ACERVO PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 2, n. 8, p. 176–191, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/13431. Acesso em: 24 abr. 2024.