O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática e o de história e memória da educação como acervo para pesquisa em história da educação

Autores

  • Ana Liziane Araújo da Paz
  • Maria Inês Sucupira Stamatto
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Resumo

Em nossa sociedade atual, as relações dos pesquisadores com os acervos digitais foram ampliadas, e no campo da História da Educação não foi diferente. Os Repositórios Digitais configuram-se como acervos online para pesquisas em diversos campos de interesses, desse modo possibilitando o fácil, amplo e livre acesso a diversos documentos. Posto isto, este artigo apresenta dois Repositórios Digitais, sendo eles: o Repositório Institucional da UFSC – História da Educação Matemática e de História e Memória da Educação (RHISME), que possuem diversas fontes para pesquisas, além de contribuir para a preservação da memória e estudos no campo da História da Educação. Desse modo, buscou-se analisar quais as contribuições que estes repositórios trazem para esse campo de pesquisa. Para a realização do estudo, foi necessário o levantamento destes repositórios através de suas caracterizações, além da análise da usabilidade de alguns acervos que se tornaram fontes para pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-04

Como Citar

DA PAZ, A. L. A. .; STAMATTO , M. I. S.; NETA, O. M. de M. . O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática e o de história e memória da educação como acervo para pesquisa em história da educação. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 2, n. 8, p. 176–191, 2025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/13431. Acesso em: 8 jan. 2025.