O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO ACERVO PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • Ana Liziane Araújo da Paz
  • Maria Inês Sucupira Stamatto
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Resumo

Em nossa sociedade atual, as relações dos pesquisadores com os acervos digitais foram ampliadas, e no campo da História da Educação não foi diferente. Os Repositórios Digitais configuram-se como acervos online para pesquisas em diversos campos de interesses, desse modo possibilitando o fácil, amplo e livre acesso a diversos documentos. Posto isto, este artigo apresenta dois Repositórios Digitais, sendo eles: o Repositório Institucional da UFSC – História da Educação Matemática e de História e Memória da Educação (RHISME), que possuem diversas fontes para pesquisas, além de contribuir para a preservação da memória e estudos no campo da História da Educação. Desse modo, buscou-se analisar quais as contribuições que estes repositórios trazem para esse campo de pesquisa. Para a realização do estudo, foi necessário o levantamento destes repositórios através de suas caracterizações, além da análise da usabilidade de alguns acervos que se tornaram fontes para pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Métricas
  • Visualizações do Artigo 15
  • pdf downloads: 16