O Mediterrâneo Antigo: uma proposta didática

Autores

  • Manuel Rolph Cabeceiras

Resumo

Qual o propósito em repensar a Antiguidade sob a ótica do Mediterrâneo? Para atender ao requisito de compreensão dessas sociedades em si (ao invés da Europa ou do Ocidente, algo que não eram)? Para atender à demanda do diálogo presente-passado e, assim, compreender melhor as dinâmicas de formação e transformação de espaços humanizados que são “mundos em si” (em escala planetária ou não)? Sem dúvida, sim para ambas as razões. Berço de fenômenos hoje globalizados (como o alfabeto e a cidadania), derivados das teias de conexões que foram constituindo os diferentes Mediterrâneos na Antiguidade, o artigo busca (1) mostrar a conectividade como resultado das ações de fluxos humanos que atravessaram esse “espaço-mundo” vergando-o em torno de centros privilegiados (as cidades); e (2) sugerir caminhos para apresentar esse Mediterrâneo como questão histórica em sala de aula e em materiais didáticos.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

MANUEL ROLPH CABECEIRAS. O Mediterrâneo Antigo: uma proposta didática. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 2, n. 6, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/10536. Acesso em: 21 jan. 2025.