Educação, música reggae e direitos sociais no Brasil

Autores

  • Iancarlo Almeida Da Silva
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Resumo

Neste artigo, buscamos discutir a relação entre música e educação, refletindo acerca de  sua  atuação  no  âmbito  dos direitos sociais. Tal feito  é  realizado  a  partir  da análise  de  canções  do  gênero  Reggae,  na qual destacamos as ideologias impregnadas  e  disseminadas  pelas  letras desse    gênero    musical.    Temos    como hipótese a ideia de que as composições de Reggae ressaltam a necessidade substancial do reconhecimento do hibridismo cultural, como também da ideia politizada   de   cidadania   na   sociedade brasileira.   Em   termos   de   abordagem metodológica, a  presente  pesquisa  está fundamentada    no    método    qualitativo (MINAYO,  2010),  além  deelencar  como procedimentos  investigativos  a  pesquisa documental  e  a  bibliográfica  (GIL,  2008). Nas concepções  e  análises  teóricas  do artigo,  adotamos  as  ideias  de  pensadores como   Jacques   Rancière   (2014),   Peter Burke   (2003)   e   Stuart   Hall   (2006). Enquanto na análise musical das canções de Reggae, elegemos  EniOrlandi  (1999) no  campo  da  Análise  do  Discurso  (AD). Por    fim, refletimos    que    o    discurso politizado do  Reggae  dialoga  diretamente com  a  educação  brasileira,  visto  o  seu caráter  transformador  e  de  fortalecimento dos direitos sociais no Brasil.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

IANCARLO ALMEIDA DA SILVA; OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA. Educação, música reggae e direitos sociais no Brasil. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/10388. Acesso em: 21 jan. 2025.