Educação, música reggae e direitos sociais no Brasil
Resumo
Neste artigo, buscamos discutir a relação entre música e educação, refletindo acerca de sua atuação no âmbito dos direitos sociais. Tal feito é realizado a partir da análise de canções do gênero Reggae, na qual destacamos as ideologias impregnadas e disseminadas pelas letras desse gênero musical. Temos como hipótese a ideia de que as composições de Reggae ressaltam a necessidade substancial do reconhecimento do hibridismo cultural, como também da ideia politizada de cidadania na sociedade brasileira. Em termos de abordagem metodológica, a presente pesquisa está fundamentada no método qualitativo (MINAYO, 2010), além deelencar como procedimentos investigativos a pesquisa documental e a bibliográfica (GIL, 2008). Nas concepções e análises teóricas do artigo, adotamos as ideias de pensadores como Jacques Rancière (2014), Peter Burke (2003) e Stuart Hall (2006). Enquanto na análise musical das canções de Reggae, elegemos EniOrlandi (1999) no campo da Análise do Discurso (AD). Por fim, refletimos que o discurso politizado do Reggae dialoga diretamente com a educação brasileira, visto o seu caráter transformador e de fortalecimento dos direitos sociais no Brasil.
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