As políticas educacionais e a Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Milene de Macedo Sena
  • Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo

Este trabalho tem a intenção de apresentar umabreve discussão sobre políticas educacionais e a educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil. São feitas considerações sobre o papel do Estado ao mesmo tempo em que traz à baila as profundas e radicais mudanças nos processos de trabalho e hábitos de consumo, dimensões importantes para o entendimento da organização capitalista e, consequentemente, para o entendimento do processo de construção de políticas públicas educacionais no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada na literatura crítica acercada questão. Para a construção deste artigo meio ensaístico recorre-se à abordagem de teóricos como Peroni (2003), Harvey (1989) e Oliveira (2011). Dentro desta seara é feita uma relação com a educação de jovens e adultos que se situa no campo das políticas públicas e gestão da educação, além de se configurar como uma modalidade educacional que foi afastada das prioridades destas políticas.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

MILENE DE MACEDO SENA; ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO. As políticas educacionais e a Educação de Jovens e Adultos. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/10385. Acesso em: 21 jan. 2025.