TORNAR VÍSIVEL O COTIDIANO DA ESCOLA:EXPERIÊNCIAS NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pResumo
O presente artigo traz reflexões sobre duas experiências na EJA: uma pesquisa realizada no ano de 2001 eoutra desenvolvida em uma escola publica de uma cidade próxima à capital baiana, iniciada em 2008 e finalizada em 2010 ainda que realizadas a tempo e espaço diferenciados, seus resultados guardam certa aproximação e representam uma tentativa da autora de tornar visível o cotidiano dos sujeitos da EJA, com foco nas expectativas formativas docentes, nas políticas de currículo praticadas e na valorização da cultura e dos saberes dos sujeitos aprendentes. As experiências aqui apresentadas são de cunho mais propositivo do que diagnóstico e levantam questionamentos relativos à neces-sidade de se estabelecer, cada vez mais, um diálogo entre a universidade e a escola pública, na intenção de possibilitar espaços de escuta com os profissionais que ali trabalham. Em ambas as experiências adotou-se uma postura etnográfica, a fim de compreender a escola como um espaço sociocultural, de troca de saberes, mas também de exercício de poderes. Os resultados encontrados revelam desafios ainda não superados e apontam para algumas certezas que serão explicitadas ao longo do texto. Uma delas é a de que o professor é insubstituível, porém é necessário definir novas formas de organização da escola, novas práticas pedagó-gicas e uma reorganização curricular capaz de considerar a cultural local, os saberes e interesses dos estudantes ,valorizando outros espaços e tempos de aprendizagem.
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Atualizado em 15/07/2017