A Formação de Professores da EJA no Ensino Médio
perspectivas rizomáticas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p78-100Palavras-chave:
Prática docente, Educação de jovens e adultos, metáfora da rizomaResumo
O presente estudo é um recorte da tese de doutorado intitulada docência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor da EJA no Ensino Médio. Apresenta uma breve contextualização para situar a formação de professores, a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio. O objetivo foi compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente no ensino médio em uma escola estadual. Assumimos a epistemologia qualitativa. Para a produção dos dados adotamos as conversas interativo-provocativas coletivas a partir de um roteiro. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que atuam na EJA do Ensino Médio, totalizando 06 (seis) professores. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari foi utilizada para a análise e discussão dos dados que foram organizados em categorias. Os resultados revelam que apesar da ausência de formação para atuar na EJA durante o cotidiano da prática docente, a formação de professores aponta para uma perspectiva rizomática.
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Atualizado em 15/07/2017