A Formação de Professores da EJA no Ensino Médio

perspectivas rizomáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p78-100

Palavras-chave:

Prática docente, Educação de jovens e adultos, metáfora da rizoma

Resumo

O presente estudo é um recorte da tese de doutorado intitulada docência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor da EJA no Ensino Médio. Apresenta uma breve contextualização para situar a formação de professores, a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio. O objetivo foi compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente no ensino médio em uma escola estadual. Assumimos a epistemologia qualitativa. Para a produção dos dados adotamos as conversas interativo-provocativas coletivas a partir de um roteiro. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que atuam na EJA do Ensino Médio, totalizando 06 (seis) professores. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari foi utilizada para a análise e discussão dos dados que foram organizados em categorias. Os resultados revelam que apesar da ausência de formação para atuar na EJA durante o cotidiano da prática docente, a formação de professores aponta para uma perspectiva rizomática.

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Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Menezes, UESB

Doutora em Educação pela Universidade do  Estado da Bahia (UNEB). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Cientifico (GEPECC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa, Formação, Autobiografia e Políticas Pública (FORMAPP/CNPq). Temáticas investigativas; formação de professores; ensino e educação de jovens e adultos.

Claudio Pinto Nunes

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Temáticas investigativas; formação de professores; trabalho docente. politicas educacionais e didáticas.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

MENEZES, M. de O.; NUNES, C. P. A Formação de Professores da EJA no Ensino Médio: perspectivas rizomáticas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 78–100, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p78-100. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19905. Acesso em: 21 dez. 2024.