A Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na Bahia

quem são os jovens que configuram esse fenômeno?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p116-135

Palavras-chave:

Juventude, Trabalho, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo resulta de um estudo sobre a Juvenilização da  Educação de Jovens Adultos (EJA), no ensino médio, no estado da  Bahia. Tem como foco principal, desvelar quem são os jovens que estruturam esse fenômeno no estado. Para alçar o objetivo central da pesquisa, percorreu um caminho metodológico aglutinou método e técnicas de pesquisa, numa abordagem que articulou dados quantitativos com fontes teóricas já produzidas. Entre os autores referenciados, destacam-se: Bourdieu (1983), Pais (1990), Alves (2008) Spósito (2002), Silva (2009, 2012, 2023), Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (1987), Brunel (2004), Rummert (2007), Zan(2013),  entre outros. Triangulou com o campo teórico o levantamento de dados do número de matrícula dos estudantes da EJA no Brasil e Bahia e, destacadamente no nível médio (CENSO MEC/INEP, 2013-2023); dados de  jovens de 15 a 29 anos, segundo a situação de trabalho e estudo e faixa etária. (Bahia, 2012/2022 da PNAC- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua e PNADC). O resultado e a análise, oriundos da triangulação das diferentes fontes, estão organizados, além das Notas Introdutórias e considerações Finais, em três seções, a saber: “A Juventude no Ensino Médio: que juventude é essa que acessa a EJA”; “A Juvenilização da EJA no ensino médio: Quando ‘novos’ sujeitos entram em cena”; “A presença de Jovens no Ensino Médio da EJA no estado da Bahia”; “Os Jovens no Ensino Médio da EJA no Estado da Bahia”. A pesquisa conclui que os jovens, inseridos na EJA do Ensino Médio, têm “rosto” definido. Na sua grande maioria, são jovens entre 15-24 anos, pobres, pretos e residentes na zona urbana do Estado da Bahia.     Trata-se, portanto, de uma juventude que não usufrui de um período exclusivo de preparação para a vida adulta- moratória social e que, desde muito cedo, inicia sua atividade de trabalho impactando de forma perversa sua trajetória escolar

 

Palavras chaves: EJA. Juventude. Juvenilização da EJA

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Biografia do Autor

José Humberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pela Universidade do Estado da Bahia- Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGeduc- Uneb). Líder do grupo de pesquisa FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades), professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação DEDC/Campus I, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - MPEJA. Tem experiência na área de Educação, Trabalho, Juventudes e Identidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Trajetórias juvenis; Trajetórias de Formação, Trajetórias de trabalho, Identidades ,Culturas adolescentes e juvenis, Metodologia de Participação e escuta de adolescentes, Relações entre Trabalho e Educação, adolescência(s) e Juventude(s)

Dirce Djanira Pacheco Zan, Unicamp- FE

Professora Livre Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da FE/Unicamp, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) do PPGE/Unicamp e do GT3 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da Anped. Seus trabalhos investigativos estão na área da Sociologia da Educação, tendo como foco principal as relações entre juventude e educação. É pesquisadora produtividade do CNPq

Carla Liane Nascimento dos Santos, UNEB

Drª Em Ciências Sociais pela UFBA. Prof. Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DEDC, Campus I. Líder do Grupo de Pesquisa SANKOFA: Negritudes, Pan Africanismo e Subalternidades e  do Grupo de Pesquisa INTERGESTO- Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (UNEB/MPEJA) e do Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação ( GESTEC ). Realiza estudos na área, Trabalho e Educação e Relações Étnico- Raciais.  

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

SILVA, J. H. da; ZAN, D. D. P.; SANTOS, C. L. N. dos. A Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na Bahia: quem são os jovens que configuram esse fenômeno?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 116–135, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p116-135. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19896. Acesso em: 21 nov. 2024.