O Processo de Juvenilização da EJA no Colégio Estadual Pinto de Aguiar (2020-2022)

Autores

  • Rodrigo Magno dos Santos Vale Universidade do Estado da Bahia-UNEB https://orcid.org/0000-0002-4562-3346
  • Denise Abigail Britto Freitas Rocha Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p32-44

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Fracasso escolar, Juvenilização

Resumo

A criação da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi um marco importante para as políticas de acesso à educação, tendo como público-alvo os jovens e adultos que não tiveram acesso à educação por inúmeros motivos. Dentro dessa perceptiva, o desenvolvimento da EJA como programa de reparação, vem sofrendo com o processo chamado juvenilização. O objetivo desse artigo é discutir o fenômeno da juvenilização desta modalidade, trazendo como ponto de partida o olhar dos alunos da EJA do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizada em Mussurunga 1, Setor C, Salvador-BA. Optou-se por discorrer sobre esta temática em decorrência da sua importância para o desenvolvimento social e a discussão da valorização do potencial que a Educação de Jovens e Adultos proporciona para o educando que decidiu em reiniciar sua trajetória educacional, trazendo como base teórica os estudos de Haddad (1991 e 2002), Di Pierro (2001) e Brunel (2004), corroborando para as discussões e definições do fenômeno da juvenilização. Esse artigo trata-se de uma pesquisa com cunho exploratório descritivo, trazendo uma abordagem qualitativa pautada em análise documental, entrevistas semiestruturadas, observações e questionários.

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Biografia do Autor

Denise Abigail Britto Freitas Rocha, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005); Especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau; Coordenadora do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades CRDH/UNEB e do Núcleo de Ética e Cidadania NUEC/UNEB/PROEX; Analista Universitária da PROEX/UNEB e Pesquisadora do Observatório de Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Violência UNEB/UFBA/UCSAL/CAPES/INEP; Avaliadora de Cursos de Graduação, nas modalidades presencial e à distância, do BASIs/SINAES/INEP/MEC; Vice-Coordenadora dos Grupos de Pesquisa GEDH e CriaAtivos UNEB/CNPQ; Coordenadora de Cursos de Especialização e Extensão e Supervisora do Programa Pré-Vestibular Universidade para Todos (UPT/UNEB/SEC-BA). Foi Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNEAD/UNEB/UAB; Professora Pesquisadora e Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Química UNEAD/UNEB/UAB; Coordenadora do Curso de Pedagogia da Rede Uneb Dias D´Ávila; Professora da Rede Uneb/2000; Professora do Curso de Pedagogia da Uniesp/Salvador, da UNEB/Valença e do Curso de Direito da Fabac; Supervisora de Monitoria do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) - UNEB/IAT; Supervisora de Tutoria do Núcleo de Formação de Inclusão Digital do Programa de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros-BR - PROEX/UNEB/MIC; Tutora do Núcleo de Formação de Inclusão Digital PROEX/UNEB/MIC; Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) - UNEB/IAT; Tutora do Curso de Administração UNEB/EAD/UAB; Professora e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Salvador; Bolsista e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia e da UNESCO. Coordenadora de cursos, minicursos, oficinas, seminários temáticos, palestras e projetos sociais na área de educação, com ênfase em inclusão, direitos humanos, cidadania e violência. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos; Estágio Supervisionado; Avaliação; Gestão Educacional e Liderança; Educação à Distância e Movimentos Sociais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-09-30

Como Citar

MAGNO DOS SANTOS VALE, R.; ABIGAIL BRITTO FREITAS ROCHA, D. O Processo de Juvenilização da EJA no Colégio Estadual Pinto de Aguiar (2020-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 32–44, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p32-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19765. Acesso em: 21 nov. 2024.