THE PROCESS OF JUVENILIZATION OF EJA AT PINTO DE AGUIAR STATE SCHOOL (2020-2022)

Authors

  • Rodrigo Magno dos Santos Vale Universidade do Estado da Bahia-UNEB https://orcid.org/0000-0002-4562-3346
  • Denise Abigail Britto Freitas Rocha Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p32-44

Keywords:

Youth and Adult Education, School failure, Juvenilization

Abstract

The creation of Youth and Adult Education (EJA) was an important milestone for policies on access to education, targeting young people and adults who had no access to education for a variety of reasons. From this perspective, the development of the EJA as a reparation program has suffered from the process called juvenilization. The aim of this article is to discuss the phenomenon of the juvenilization of this modality, taking as a starting point the view of the students of the EJA at Colégio Estadual Pinto de Aguiar, located in Mussurunga 1, Sector C, Salvador-BA. We chose to discuss this topic because of its importance for social development and the discussion of valuing the potential that Youth and Adult Education provides for students who have decided to restart their educational career, using as a theoretical basis the studies of Haddad (1991 and 2002), Di Pierro (2001) and Brunel (2004), corroborating the discussions and definitions of the phenomenon of juvenilization. This article is a descriptive exploratory study with a qualitative approach based on document analysis, semi-structured interviews, observations and questionnaires.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Denise Abigail Britto Freitas Rocha, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005); Especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2001) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau; Coordenadora do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades CRDH/UNEB e do Núcleo de Ética e Cidadania NUEC/UNEB/PROEX; Analista Universitária da PROEX/UNEB e Pesquisadora do Observatório de Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Violência UNEB/UFBA/UCSAL/CAPES/INEP; Avaliadora de Cursos de Graduação, nas modalidades presencial e à distância, do BASIs/SINAES/INEP/MEC; Vice-Coordenadora dos Grupos de Pesquisa GEDH e CriaAtivos UNEB/CNPQ; Coordenadora de Cursos de Especialização e Extensão e Supervisora do Programa Pré-Vestibular Universidade para Todos (UPT/UNEB/SEC-BA). Foi Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNEAD/UNEB/UAB; Professora Pesquisadora e Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Química UNEAD/UNEB/UAB; Coordenadora do Curso de Pedagogia da Rede Uneb Dias D´Ávila; Professora da Rede Uneb/2000; Professora do Curso de Pedagogia da Uniesp/Salvador, da UNEB/Valença e do Curso de Direito da Fabac; Supervisora de Monitoria do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) - UNEB/IAT; Supervisora de Tutoria do Núcleo de Formação de Inclusão Digital do Programa de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros-BR - PROEX/UNEB/MIC; Tutora do Núcleo de Formação de Inclusão Digital PROEX/UNEB/MIC; Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) - UNEB/IAT; Tutora do Curso de Administração UNEB/EAD/UAB; Professora e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Salvador; Bolsista e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia e da UNESCO. Coordenadora de cursos, minicursos, oficinas, seminários temáticos, palestras e projetos sociais na área de educação, com ênfase em inclusão, direitos humanos, cidadania e violência. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos; Estágio Supervisionado; Avaliação; Gestão Educacional e Liderança; Educação à Distância e Movimentos Sociais.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 23/2008, de 8 de outubro de 2008b. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/pceb023_08.pdf. Acesso em: 10 de nov.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992:diretr izes-para-a-educacao-basica&catid=323:orgaos-vinculados Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992:diretr izes-para-a educacao-basica&catid=323:orgaos-vinculados Acesso em: 10 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Ministério da Educação. Constituição da República Federativa do Brasil de 1934. Institui a Constituição Federal do Brasil. Brasília, 1934.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CARRANO, P. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, Belo Horizonte, v.1, n.0, p. 55-67, 2007.

CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2009.

CONJUVE. Conselho Nacional de Juventude et al (Org.) Política nacional de juventude: diretrizes e perspectivas. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, 2006.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Ver a Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, 2001, p. 58-77. http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pd f acessado em 20 de setembro de 2023.

Fernandes, Cleoni Maria B. À procura da senha da vida – de – senha a aula dialógica? Em: Veiga, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Capítulo 6 – p.145-165. Campinas: Papirus, 2008.

HADDAD, Sérgio. Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. p. 25-54. Série: Estado do Conhecimento.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO. A Escolarização de jovens e adultos. São Paulo. 2000.

HADDAD, Sérgio; SIQUEIRA, F. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 2, p. 88-110, jul./dez. 2015.

MELO, Lécia Nájla dos Santos. SANTOS, Raimunda de Santana. Juvenilização das classes da EJA na rede pública municipal de Ilhéus. I Jornada Baiana de Pedagogia, Ilhéus, agosto, 2013.

RUMMERT, Sonia Maria. A educação de jovens e adultos trabalhadores. O “novo” que reitera antiga destituição de direitos. In: RUMMERT, S. M. Gramsci, trabalho e educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual. Cadernos Sísifo 4. Lisboa: Educa/Universidade de Lisboa, 2007ª.

SOUSA, J. Apresentação do Dossiê: A sociedade vista pelas gerações. Política & Sociedade. Revista de Sociologia Política. Florianópolis: v. 5 n. 8. (pp. 9-30). 2006.

Published

2024-09-30

How to Cite

MAGNO DOS SANTOS VALE, R.; ABIGAIL BRITTO FREITAS ROCHA, D. THE PROCESS OF JUVENILIZATION OF EJA AT PINTO DE AGUIAR STATE SCHOOL (2020-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 32–44, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p32-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19765. Acesso em: 15 oct. 2024.