Nas Brechas das Normas se Tecem Resistências

experiências não-heterossexuais na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p266-280

Palavras-chave:

Hetoronormatividade, Poder, Resistência, Escola

Resumo

A pesquisa ora apresentada busca analisar as narrativas pessoais dos/as estudantes não-heterossexuais de uma escola pública localizada no município de Queimadas (PB) acerca das formas de resistências que esses encenam para superar as experiências de abjeção causadas pela LGBTQIAPfobia. No intento de construir e alcançar os resultados da investigação, utilizamos a combinação de metodologias de natureza qualitativa: revisão de literatura junto às entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que na escola a norma sexual é uma tendência e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade de ser completamente obedecida por todos/as. O controle, a disciplina e a vigilância não são as únicas faces da relação com o poder para os/as estudantes que não correspondem a heteronormatividade. Concluímos que dois polos antagônicos estão no embate conflituosamente: o desejo pelo controle e o desejo pelo enfrentamento. 

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Biografia do Autor

Nerize Laurentino Ramos, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia Rural (C. Grande)pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é Professora Doutora - D - DE, no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional / Desenvolvimento rural, com enfoque nas ruralidades, redes sociais, territórios, atores e processos sociais no campo, agricultura familiar, políticas públicas para o semi-árido. É líder do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Políticas e Desenvolvimento Regional.

Emannuely Maria da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Sociologia pela Universidade Estadual da Paraíba; mestranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2020, é integrante do grupo de pesquisa Trabalho, Políticas e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvendo pesquisas na área de concentração da Sociologia da educação.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

LAURENTINO RAMOS, N.; DA SILVA SANTOS, E. M. Nas Brechas das Normas se Tecem Resistências : experiências não-heterossexuais na escola. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 266–280, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p266-280. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17712. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72