Nas Brechas das Normas se Tecem Resistências
experiências não-heterossexuais na escola
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p266-280Palavras-chave:
Hetoronormatividade, Poder, Resistência, EscolaResumo
A pesquisa ora apresentada busca analisar as narrativas pessoais dos/as estudantes não-heterossexuais de uma escola pública localizada no município de Queimadas (PB) acerca das formas de resistências que esses encenam para superar as experiências de abjeção causadas pela LGBTQIAPfobia. No intento de construir e alcançar os resultados da investigação, utilizamos a combinação de metodologias de natureza qualitativa: revisão de literatura junto às entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que na escola a norma sexual é uma tendência e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade de ser completamente obedecida por todos/as. O controle, a disciplina e a vigilância não são as únicas faces da relação com o poder para os/as estudantes que não correspondem a heteronormatividade. Concluímos que dois polos antagônicos estão no embate conflituosamente: o desejo pelo controle e o desejo pelo enfrentamento.
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Atualizado em 15/07/2017