Aprendizagem da Docência e o Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Infantil
o ensinar e aprender em foco
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p146-163Palavras-chave:
Aprendizagem da Docência; Educação Infantil; Desenvolvimento profissional; Ensinar e Aprender.Resumo
O artigo objetiva caracterizar como as aprendizagens da docência vão se construindo no movimento da prática de professores da Educação Infantil, que é operacionalizada em sala de aula considerando os diferentes modos de atuação desse professor, o trabalho pedagógico mobilizado pela prática docente e por ações que favorecem os direitos de aprendizagens das crianças, bem como a rotina escolar fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências no ensinar e aprender. Os pressupostos teóricos estão embasados em Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), dentre outros autores. Optamos pela pesquisa narrativa, usando o memorial da prática e a observação sistemática de professoras da Educação Infantil de José de Freitas - PI. Os dados evidenciam que o desenvolvimento profissional docente é ancorado nas aprendizagens da docência desde a trajetória pessoal e percursos formativos da profissão expressados pela rotina das professoras que é orientada pelo sistema municipal de ensino com base no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa -PNAIC no sentido de atender aos objetivos, funções e finalidades do nível de ensino em foco.
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Atualizado em 15/07/2017