Aprendizagem da Docência e o Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Infantil

o ensinar e aprender em foco

Autores/as

  • Tiago Pereira Gomes Universidade Federal do Piauí/UFPI https://orcid.org/0000-0002-8324-3723
  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí/Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p146-163

Palabras clave:

Aprendizagem da Docência; Educação Infantil; Desenvolvimento profissional; Ensinar e Aprender.

Resumen

El artículo tiene como objetivo caracterizar cómo se va construyendo la enseñanza aprendizaje en el movimiento de la práctica de los docentes de Educación Infantil, que se operativiza en el aula considerando los diferentes modos de actuación de este docente, el trabajo pedagógico movilizado por la práctica docente y por las acciones que favorezcan los derechos de aprendizaje de los niños, así como la rutina escolar fundamental para el desarrollo de habilidades y competencias en la enseñanza y el aprendizaje. Los supuestos teóricos se basan en Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), entre otros autores. Optamos por la investigación narrativa, utilizando el memorial de la práctica y la observación sistemática de maestras de jardín de infantes en José de Freitas - PI. Los datos muestran que el desarrollo profesional docente está anclado en la enseñanza aprendizaje a partir de la trayectoria personal y los caminos formativos de la profesión expresados ​​por el cotidiano docente que es pautado por el sistema educativo municipal basado en el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa -PNAIC en el sentido de cumplir con los objetivos, funciones y propósitos del nivel de enseñanza en cuestión.

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Biografía del autor/a

Tiago Pereira Gomes, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade- GPEFED/ICET/UFAM. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019). Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Tem experiências como técnico em Educação na Rede Municipal e Privada de Ensino de José de Freitas-PI. Trabalhou como consultor e assessor pedagógico na Educação Básica. Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica e Superior. Formação de professores. Práticas: educativa, pedagógica e docente. Saberes e fazeres docentes. Avaliação, Gestão e Currículo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8324-3723

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Archivos adicionales

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

GOMES, T. P.; GUEDES, N. C. Aprendizagem da Docência e o Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Infantil: o ensinar e aprender em foco. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 146–163, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p146-163. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16856. Acesso em: 20 may. 2024.