O Povo Tembé Tenetehara

história de resistência, (re)existência, luta e poder na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p177-193

Palavras-chave:

História; Colonização; Fortalecimento; Movimento.

Resumo

A história Tembé perpassa pela colonização até o fortalecimento cultural-educacional. O artigo tem por objetivo analisar a resistência, a (re)existência, a luta e o poder na construção histórica do Povo Tembé Tenetehara na Amazônia Paraense entre os séculos XV e XXI. A construção metodológica do estudo caracteriza-se em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de método analético com procedimento bibliográfico, fontes documentais, entrevista dialógica freireana e os cuidados éticos. Consiste também em um recorte de uma Dissertação de Mestrado, financiada pela Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado do Pará. Infere-se, que a construção histórica do Povo Tembé de poder, de luta, de (re)existência e de resistência deu-se com o Movimento Indígena Tenetehara na (re)conquista do seu território na Amazônia Paraense

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Biografia do Autor

Kôkôixumti Tembé Jathiati Parkatejê, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestrando em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRRGEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ivanilde Apoluceno Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bolsista Produtividade CNPq2. Belém, Pará, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

DE MORAES JUNIOR, H.; JATHIATI PARKATEJÊ, K. T. .; OLIVEIRA, I. A. . O Povo Tembé Tenetehara : história de resistência, (re)existência, luta e poder na Amazônia Paraense. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 177–193, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p177-193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14566. Acesso em: 28 mar. 2024.