PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS

Autores

  • Tânia Regina Lobato Santos Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).
  • Ivanilde Apoluceno Oliveira Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178

Palavras-chave:

Pesquisa com crianças, Estado de conhecimento, Pós-graduação em educação da UEPA

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Lobato Santos, Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).

Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).

Ivanilde Apoluceno Oliveira, Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).

Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/CCSE/UEPA).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

SANTOS, T. R. L.; OLIVEIRA, I. A. PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 161–178, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973. Acesso em: 3 dez. 2024.

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