Educação Intercultural no Ensino de História e Cultura Indígena em Tempos de Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p341-363

Palavras-chave:

educação intercultural; práticas pedagógicas; História e Cultura indígena

Resumo

Neste estudo, tivemos o objetivo de analisar as transformações dos sujeitos após estudar a História e Cultura dos povos indígenas na perspectiva da educação intercultural no âmbito do Ensino Remoto implementado em Altamira-PA durante a pandemia da Covid-19.  A abordagem qualitativa desta pesquisa vincula-se a teoria-prática e pensamento-ação, através do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem conteúdos de história e cultura indígena em uma turma da Educação Básica. As análises foram realizadas sob o aporte teórico de Walsh (2009), Fleury (2003), Grando (2007), Geertz (1989) e Baniwa (2008). Apesar dos limites encontrados com a suspensão das atividades presenciais e dos desafios na utilização de ferramentas digitais, verificamos que o processo intersubjetivo da prática pedagógica intercultural provocou reflexões capazes de transpor as narrativas estereotipadas e estabelecer diálogos que favoreceram o respeito a diversidade étnico-cultural.

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Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Pinho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação (2010-PPGE/UFF), Professora da Universidade Federal do Pará, atua na
Faculdade de Educação do Campus de Altamira e no PPGEDUC- Programa de Pós-Graduação
em Educação e Cultura. É coordenadora do GEABI-Grupo de Estudos Afro-brasileiros e
Indígenas UFPA/Altamira e coordenadora geral do PROCAD-Am Projeto N°
88887.200466/2018-00: Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia -
UFPA/PPGEDUC-UFMT/PPGE-UFAM/PPGE: políticas educacionais, linguagens e práticas
culturais na Amazônia. 

Verusa Almeida da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Altamira - PA

Graduada em Pedagogia pela UFPA, Especialista em Linguagem e Ensino pela UFPA, Mestre
em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA. Já atuou como professora substituta na
faculdade de educação no Campus Universitário de Altamira. Atualmente atua como
coordenadora pedagógica na rede de ensino no município de Altamira. Interessa-se por Educação
Intercultural, Decolonialidade e Relações Étnico-raciais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

APARECIDA DE PINHO, V.; ALMEIDA DA SILVA, V.; RODRIGUES, E. Educação Intercultural no Ensino de História e Cultura Indígena em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 341–363, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p341-363. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14031. Acesso em: 21 nov. 2024.