Práticas Investigativas em Educação Matemática na Formação de Professores Indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p20-36

Palavras-chave:

Educação Matemática; Ensino de Matemática; Professor Indígena; Formação Inicial.

Resumo

Este artigo aborda as práticas formativas concernentes a futuros professores que cursam as disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas, da Universidade Federal do Amazonas. Assim, tomamos como indagação: o que revelam os processos formativos de estudantes indígenas no Estágio Supervisionado? Objetiva-se conhecer as repercussões dos estudantes indígenas em processo formativo a partir das Práticas Investigativas em Educação Matemática, mobilizadas na disciplina de Estágio Supervisionado. O estudo possui abordagem qualitativa e foi pautado na Pesquisa Participante; as informações foram analisadas a partir das narrativas de formação dos participantes da pesquisa, os “indígenas-professores-estudantes-pesquisadores”. Os resultados sinalizam o desejo dos estudantes, ao regressarem para suas escolas, de desenvolver suas atividades pautadas nas relações entre as “Matemáticas do Cotidiano Indígena” e as “Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena”.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

BACURY, G. R.; MELO, E.; CASTRO, R. Práticas Investigativas em Educação Matemática na Formação de Professores Indígenas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 20–36, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p20-36. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14011. Acesso em: 21 nov. 2024.