Práticas Investigativas em Educação Matemática na Formação de Professores Indígenas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p20-36Keywords:
Educação Matemática; Ensino de Matemática; Professor Indígena; Formação Inicial.Abstract
This article discusses the training practices associated with future professors who attend the supervised practice subjects of the Degree Course in Training of Indigenous Teachers, from the Federal University of Amazonas. Thus, we take as a question: what do the training processes of indigenous students in the supervised practice subjects reveal? The objective is to know the repercussions of indigenous students in their formative process based in the Investigative Practices in Mathematics Education, mobilized in the supervised practice subject. The study has a qualitative approach and was based on Participatory Research, the information was analyzed through narratives about the training of the participants in this research, the “indigenous-teachers-students-researchers”. The results indicate the students' desire to return to their schools, to develop their activities based on the relationships between the “Mathematics of Indigenous Life” and the “Mathematics of Indigenous School Life”.
Downloads
References
ALMEIDA, M. da C. de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
AUTOR. Formação inicial dos professores indígenas mura e suas pesquisas na área de Ciências Exatas e Biológicas. In: AUTORA; AUTOR (Orgs.). Diversidade sociocultural indígena: novos olhares para a pesquisa, o ensino e a formação de professores que ensinam matemáticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, p. 131-148.
AUTOR. TESE. 2017. 188 p. (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará.
AUTOR; AUTORA. Ensino e aprendizagem das matemáticas com indígenas do Alto Rio Negro/AM da Universidade Federal do Amazonas. In. Educação Matemática em Revista, Brasília, 2018, v. 23, n. 60, p. 157-168, out./dez. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1347.
BANIWA, G. Indígenas no ensino superior: Novo desafio para as organizações indígenas e indigenistas do Brasil. Revista Amazônida. Manaus, v. 14, n. 02, p. 09-32, 2009.
BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da américa latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (Orgs.) Pesquisa participante: o saber da partilha. 2 ed. Aparecida/SP: Ideias et Letras. 2006. p. 21- 54.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16870-res-cne-cp-001-07012015&Itemid=30192. Acesso em: 05 de out. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP. nº 6. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15619-pcp006-14&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 de out. de 2020.
BRASIL. Secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI. 2. ed. Brasília: MEC/SECADI, 2005a. Disponível em: http:// http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078.pdf. Acesso em: 05 de mar. de 2019.
BRASIL. Edital de Convocação nº 5– Prolind. Brasília: MEC/Sesu/Secad, 2005b. Disponível em: https://ensinosuperiorindigena.files.wordpress.com/2012/01/edital-prolind-2005.pdf. Acesso em: 05 de out. de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 de out. de 2020.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática e educação: alguns elementos de reflexão. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, J. C. de (Orgs.). Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. p. 39-52.
DAVID, M. M. M. S.; MOREIRA. P. C.; TOMAZ. V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae. Canoas, v. 15, n. 1, p. 42-60, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/349.
FERREIRA, M. S. Quem narra diz.... In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 27, n. 13, p. 51-76. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/view/309.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. de C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Boletim de Educação Matemática – Bolema. Rio Claro/SP, v. 27, n. 470, p. 917-938. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n47/11.pdf.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GONÇALVES, T. O. et al. Introdução à pesquisa no/do ensino de matemática. Belém: Ed. UFPA, 2008.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Trad. : J. Claúdio, et al.. 2 ed. São Paulo: PauluS; Natal: Edufrn. 2010.
LÉVI-STRAUS, C. O pensamento selvagem. Trad. M. C. da C. e Sousa; A. de O. Aguiar, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
AUTORA. TESE. 2016. 211 p. (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará.
AUTORA et al. Os desafios da formação inicial de estudantes indígenas brasileiros em tempos de pandemia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 215-235, 2020. Disponível em https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/586. Dossiê especial, Desterritorializando la escuela como la conociamos: perspectivas socioculturales de la Educación Matemática en el contexto de la Pandemia.
AUTORA et al. O lugar das matemáticas na formação de professores indígenas da região do Alto Solimões/AM. In: Arquivos analíticos de políticas educativas (aape/epaa). Arizona State University, v. 28, n. 81, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4773. Dossiê especial, Educação e Povos Indígenas - Identidades em Construção e Reconstrução.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores. GT 7 da SBEM. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 07-26.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação – Ensino Superior).
SILVA, R. H. Escolas em movimento: trajetórias de uma política indígena de educação. In: Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 111, 2000, p. 31-45. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742000000300002. Tema em destaque educação escolar Indígena no Brasil.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017