Relação entre formação docente e tecnologias digitais
um estudo na Educação Básica Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Secundária, Portugal, Tecnologias DigitaisResumo
As competências digitais são fundamentais para uma cidadania plena e a Escola é o espaço onde estas competências se podem desenvolver. Para tal, é necessário que os docentes tenham formação adequada para poderem integrar pedagogicamente a tecnologia nas suas práticas. O estudo apresentado, de teor quantitativo, foca-se no cruzamento entre os resultados do questionário de autoavaliação de competências digitais –DigCompEdu CheckIn– aplicado a 219 professores portugueses, que responderam a um segundo questionário sobre a sua formação inicial para o uso de tecnologia. Os resultados mostram a quase inexistência de preparação para a integração da tecnologia na escola e que é o interesse por mais formação que tem capacitado os docentes para aquele que ainda é um nível médio de competência digitai –B1, Integrador– que caracteriza os docentes como tendo alguma experiência, mas precisando de mais formação para se sentirem mais capazes de integrar a tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras.
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Atualizado em 15/07/2017