Fontes de autoeficácia computacional docente como caminho para a inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264

Palavras-chave:

Autoeficácia computacional docente, artefato cultural, inovação pedagógica

Resumo

O estudo propõe um debate crítico sobre o uso das tecnologias digitais no ensino pressupondo que estas são artefatos culturais porque estão inseridas nos costumes dos indivíduos. Essa investigação pauta-se nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia e o objetivo é analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida durante 2014-2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicaram que as fontes experiências direta e vicária e a persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Entretanto, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.   

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Biografia do Autor

Elis Renata de Britto Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Curso à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2015), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). É professora de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Macaé/RJ.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

SANTOS, E. R. de B. Fontes de autoeficácia computacional docente como caminho para a inovação pedagógica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 241–264, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11685. Acesso em: 25 nov. 2024.