Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222Palavras-chave:
Formação continuada docente, Inovação, Tecnologias, Portal PorvirResumo
Com o objetivo de elucidar práticas de formação continuada de professores da Educação Básica, consideradas inovadoras, bem como suas interfaces com as tecnologias digitais, divulgadas no portal Porvir, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica online. O site Porvir mapeia, produz e divulga conteúdos sobre inovações educacionais. Deste, foram analisadas dez notícias por meio do método de análise textual discursiva. Concluiu-se que todas as práticas formativas têm caráter de inovação, porém o foco é para as inovações marginais e adicionais, ou seja, mudanças que incidem em uso pelos professores de novas metodologias de ensino com tecnologias digitais para aprendizagem dos estudantes. Apenas dois percursos formativos contribuem para inovações fundamentais e institucionais, com a promoção de mudança do contexto profissional a partir do fortalecimento de uma comunidade de aprendizagem docente que reflete suas concepções educativas e investiga suas práticas pedagógicas, no fomento de uma cultura digital, na escola.
Downloads
Referências
ARIAS, W. R. La Innovación Educativa, instrumento de desarrollo. 2016. Disponível em: http://eoepsabi.educa.aragon.es/descargas/G_Recursos_orientacion/g_8_innovacion_educativa/g_8_1.docum.basicos/1.3.Innovacion_educativa_desarrollo.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.
BLANCO, R. G; MESSINA, G. R. Estado del arte sobre las innovaciones educativas en América Latina. Santafé de Bogotá: Convenio Andres Bello, 2000.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. (coord.). Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/2452/2407. Acesso em: 02 abr. 2021.
FERREIRA, A. M. A inovação nas políticas educacionais no Brasil: Universidade e formação de professores. 2013. 305 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás. 2013.
FIGUEIRÊDO, K. L. Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e colaboração: análise de desenvolvimento de seus conhecimentos sobre modelagem a partir do envolvimento em pesquisa-ação em um grupo colaborativo. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
HERNÁNDEZ, F. et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed,
2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, p.423-441, 2015a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1963/1864. Acesso em: 10 abr. 2021.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set. 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323. Acesso em: 10 abr. 2021.
KENSKI, V. M. Cultura digital (verbete). MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2015b.
MMACEDO, J. G. Instituto fanal cuja história: tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores (as). 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.
MARTINS, M. S. Percepções da Comunicação na Relação Educação e Tecnologia: análise do Site Porvir. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2018.
MATOS, I. P. A. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática.2010. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
MELO, N. Q. O Estado regulador e o mercado educador: Um estudo sobre o processo de mercantilização da educação infantil no município de Campinha Grande/PH. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2.ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2011.
NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 2, p. 21-49, jan./jun.2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/217/275. Acesso em: 10 abr. 2021.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
NUNES, C. S. et al. Critérios e Indicadores de Inovação na Educação. In: EHLERS, A. C. da S.T.; TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. de. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis: Bookess, 2015. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/03/eBook-Educacao-fora-da-caixa.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
PINTO, C. L. L. Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio. 2008. 363 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.
PORVIR. Inovações em Educação. Disponível em: http://porvir.org/Acesso em: 02 abr. 2021.
SANTOS, A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017