Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222

Mots-clés :

Formação continuada docente, Inovação, Tecnologias, Portal Porvir

Résumé

Com o objetivo de elucidar práticas de formação continuada de professores da Educação Básica, consideradas inovadoras, bem como suas interfaces com as tecnologias digitais, divulgadas no portal Porvir, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica online. O site Porvir mapeia, produz e divulga conteúdos sobre inovações educacionais. Deste, foram analisadas dez notícias por meio do método de análise textual discursiva. Concluiu-se que todas as práticas formativas têm caráter de inovação, porém o foco é para as inovações marginais e adicionais, ou seja, mudanças que incidem em uso pelos professores de novas metodologias de ensino com tecnologias digitais para aprendizagem dos estudantes. Apenas dois percursos formativos contribuem para inovações fundamentais e institucionais, com a promoção de mudança do contexto profissional a partir do fortalecimento de uma comunidade de aprendizagem docente que reflete suas concepções educativas e investiga suas práticas pedagógicas, no fomento de uma cultura digital, na escola.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Arline Thomé da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagoga. Mestranda em Educação

Daniela Tomio, Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente pesquisadora nos Programas de Pós-graduação Mestrados em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau

Références

AMORIM, A.; SANTOS, C. L. N.; CASTAÑEDA, J. A. S. Inovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 115-126, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523/425. Acesso em: 07 abr. 2021.

ARIAS, W. R. La Innovación Educativa, instrumento de desarrollo. 2016. Disponível em: http://eoepsabi.educa.aragon.es/descargas/G_Recursos_orientacion/g_8_innovacion_educativa/g_8_1.docum.basicos/1.3.Innovacion_educativa_desarrollo.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

BLANCO, R. G; MESSINA, G. R. Estado del arte sobre las innovaciones educativas en América Latina. Santafé de Bogotá: Convenio Andres Bello, 2000.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. (coord.). Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/2452/2407. Acesso em: 02 abr. 2021.

FERREIRA, A. M. A inovação nas políticas educacionais no Brasil: Universidade e formação de professores. 2013. 305 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás. 2013.

FIGUEIRÊDO, K. L. Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e colaboração: análise de desenvolvimento de seus conhecimentos sobre modelagem a partir do envolvimento em pesquisa-ação em um grupo colaborativo. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

HERNÁNDEZ, F. et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed,
2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, p.423-441, 2015a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1963/1864. Acesso em: 10 abr. 2021.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set. 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323. Acesso em: 10 abr. 2021.

KENSKI, V. M. Cultura digital (verbete). MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2015b.

MMACEDO, J. G. Instituto fanal cuja história: tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores (as). 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

MARTINS, M. S. Percepções da Comunicação na Relação Educação e Tecnologia: análise do Site Porvir. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2018.

MATOS, I. P. A. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática.2010. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
MELO, N. Q. O Estado regulador e o mercado educador: Um estudo sobre o processo de mercantilização da educação infantil no município de Campinha Grande/PH. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, 2018.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2.ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2011.

NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 2, p. 21-49, jan./jun.2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/217/275. Acesso em: 10 abr. 2021.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

NUNES, C. S. et al. Critérios e Indicadores de Inovação na Educação. In: EHLERS, A. C. da S.T.; TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. de. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis: Bookess, 2015. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/03/eBook-Educacao-fora-da-caixa.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
PINTO, C. L. L. Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio. 2008. 363 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.
PORVIR. Inovações em Educação. Disponível em: http://porvir.org/Acesso em: 02 abr. 2021.
SANTOS, A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-01-29

Comment citer

ARLINE THOMÉ DA SILVA; TOMIO, D. Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 203–222, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11618. Acesso em: 23 nov. 2024.