Autoridade e Sedução

manifestações sutir em sal de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246

Mots-clés :

Sedução, Autoridade, Desejo de saber, Sala de aula

Résumé

A reflexão sobre a sedução na relação pedagógica partiu da suposição de que entre professor e aluno existe algo mais que a simples transmissão de saberes. A intenção de desenvolver assunto tão polêmico tem por finalidade problematizar os resultados da pesquisa Sedução e Desejo: o universo das relações e das representações no espaço da sala de aula, que se dispôs a investigar a sedução que emerge da relação pedagógica. A metodologia foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como principal fundamento a teoria freudiana sobre sedução. As leituras e discussões levaram a pensar que esse evento, puramente humano, traduzido no desejo que os sujeitos têm de saber do saber do outro, não escolhe espaço para se manifestar, escolhe os mecanismos e os objetos de desejo. Concluiu-se que a sala de aula, espaço em que as relações e as representações tomam forma, assume a predisposição para que a sedução se manifeste, camuflando, assim, a autoridade do professor e a falsa ingenuidade do aluno.

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Biographie de l'auteur-e

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica.

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Autora do Livro: "Da sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Iner)mediações no processo ensino-aprendizagem", Annablume (2012)

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Publié-e

2024-10-01

Comment citer

LOPES, F. R. Autoridade e Sedução: manifestações sutir em sal de aula. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 233–246, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8848. Acesso em: 15 oct. 2024.