Autoridade e Sedução
manifestações sutir em sal de aula
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246Mots-clés :
Sedução, Autoridade, Desejo de saber, Sala de aulaRésumé
A reflexão sobre a sedução na relação pedagógica partiu da suposição de que entre professor e aluno existe algo mais que a simples transmissão de saberes. A intenção de desenvolver assunto tão polêmico tem por finalidade problematizar os resultados da pesquisa Sedução e Desejo: o universo das relações e das representações no espaço da sala de aula, que se dispôs a investigar a sedução que emerge da relação pedagógica. A metodologia foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como principal fundamento a teoria freudiana sobre sedução. As leituras e discussões levaram a pensar que esse evento, puramente humano, traduzido no desejo que os sujeitos têm de saber do saber do outro, não escolhe espaço para se manifestar, escolhe os mecanismos e os objetos de desejo. Concluiu-se que a sala de aula, espaço em que as relações e as representações tomam forma, assume a predisposição para que a sedução se manifeste, camuflando, assim, a autoridade do professor e a falsa ingenuidade do aluno.Téléchargements
Références
ADORNO, W. Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida, São Paulo: Perspectiva, 2003.
BAUDRILARD, J. Da Sedução. Campinas, SP.: Papirus, 1991.
CHAUI, Marilena. Ideologia e Educação. In. Rev. Educação e Sociedade. Nº 05, 1980.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1991.
FREUD, S. O Interesse Intelectual da Psicanálise. Obras Completas, Volume XIII. Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. VII. Minhas Teses sobre o papel da Sexualidade na Etiologia das Neuroses (1906). Trad. J. Bernays. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1969.
FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). Obras Completas. Vol. VII. Trad. Paulo Dias Corrêa. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 2002.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. XI. Sobre a Tendência Universal à Depreciação na Esfera do Amor (1912). Trad. Jayme Salomão. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1997.
FURLANI, M. L. Teixeira. Autoridade do Professor: meta, mito ou nada disso? Questões de Nossa Época. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2000.
GUZZONI, Margarida Abreu. A Autoridade na Relação Educativa. São Paulo: Annablume,1995.
KEHL, Maria Rita. Masculino/Feminino. O olhar da sedução. In: NOVAIS, Adauto (org.) O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras.
KIERKEGAARD, Sören. Diário de um sedutor. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.
KUPFER, M. Cristina M. Freud e a Educação, dez anos depois. In: Psicanálise e Educação: uma transmissão possível. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Nº 16, 1999.
KUPFER, M. Cristina. Freud e a Educação. O Mestre do Impossível. 3ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. A psicanálise escuta a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MEZAN, Renato. À Sombra de Dom Juan e outros ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MILLER, Gérard. (Org.). Lacan. Trad. Luiz Forbes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
MILLOT, C, Freud Antipedagogo. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001.
MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Summus Editorial, 2002
MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Plexus, 1995.
PLATÃO. O Banquete ou Do Amor. Trad. Profº J. Cavalcante de Souza. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.
POZZOLI, Thereza Christina. Dicionário da Língua Larousse Cultural. São Paulo, Ed. Universo, 1992.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisca Rodrigues Lopes 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017