Autoridade e Sedução
manifestações sutir em sal de aula
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246Keywords:
Sedução, Autoridade, Desejo de saber, Sala de aulaAbstract
A reflexão sobre a sedução na relação pedagógica partiu da suposição de que entre professor e aluno existe algo mais que a simples transmissão de saberes. A intenção de desenvolver assunto tão polêmico tem por finalidade problematizar os resultados da pesquisa Sedução e Desejo: o universo das relações e das representações no espaço da sala de aula, que se dispôs a investigar a sedução que emerge da relação pedagógica. A metodologia foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como principal fundamento a teoria freudiana sobre sedução. As leituras e discussões levaram a pensar que esse evento, puramente humano, traduzido no desejo que os sujeitos têm de saber do saber do outro, não escolhe espaço para se manifestar, escolhe os mecanismos e os objetos de desejo. Concluiu-se que a sala de aula, espaço em que as relações e as representações tomam forma, assume a predisposição para que a sedução se manifeste, camuflando, assim, a autoridade do professor e a falsa ingenuidade do aluno.Downloads
References
ADORNO, W. Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida, São Paulo: Perspectiva, 2003.
BAUDRILARD, J. Da Sedução. Campinas, SP.: Papirus, 1991.
CHAUI, Marilena. Ideologia e Educação. In. Rev. Educação e Sociedade. Nº 05, 1980.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1991.
FREUD, S. O Interesse Intelectual da Psicanálise. Obras Completas, Volume XIII. Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. VII. Minhas Teses sobre o papel da Sexualidade na Etiologia das Neuroses (1906). Trad. J. Bernays. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1969.
FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). Obras Completas. Vol. VII. Trad. Paulo Dias Corrêa. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 2002.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. XI. Sobre a Tendência Universal à Depreciação na Esfera do Amor (1912). Trad. Jayme Salomão. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1997.
FURLANI, M. L. Teixeira. Autoridade do Professor: meta, mito ou nada disso? Questões de Nossa Época. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2000.
GUZZONI, Margarida Abreu. A Autoridade na Relação Educativa. São Paulo: Annablume,1995.
KEHL, Maria Rita. Masculino/Feminino. O olhar da sedução. In: NOVAIS, Adauto (org.) O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras.
KIERKEGAARD, Sören. Diário de um sedutor. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.
KUPFER, M. Cristina M. Freud e a Educação, dez anos depois. In: Psicanálise e Educação: uma transmissão possível. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Nº 16, 1999.
KUPFER, M. Cristina. Freud e a Educação. O Mestre do Impossível. 3ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. A psicanálise escuta a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MEZAN, Renato. À Sombra de Dom Juan e outros ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MILLER, Gérard. (Org.). Lacan. Trad. Luiz Forbes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
MILLOT, C, Freud Antipedagogo. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001.
MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Summus Editorial, 2002
MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Plexus, 1995.
PLATÃO. O Banquete ou Do Amor. Trad. Profº J. Cavalcante de Souza. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.
POZZOLI, Thereza Christina. Dicionário da Língua Larousse Cultural. São Paulo, Ed. Universo, 1992.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Francisca Rodrigues Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017