Autoridade e Sedução

manifestações sutir em sal de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246

Palabras clave:

Sedução, Autoridade, Desejo de saber, Sala de aula

Resumen

A reflexão sobre a sedução na relação pedagógica partiu da suposição de que entre professor e aluno existe algo mais que a simples transmissão de saberes. A intenção de desenvolver assunto tão polêmico tem por finalidade problematizar os resultados da pesquisa Sedução e Desejo: o universo das relações e das representações no espaço da sala de aula, que se dispôs a investigar a sedução que emerge da relação pedagógica. A metodologia foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como principal fundamento a teoria freudiana sobre sedução. As leituras e discussões levaram a pensar que esse evento, puramente humano, traduzido no desejo que os sujeitos têm de saber do saber do outro, não escolhe espaço para se manifestar, escolhe os mecanismos e os objetos de desejo. Concluiu-se que a sala de aula, espaço em que as relações e as representações tomam forma, assume a predisposição para que a sedução se manifeste, camuflando, assim, a autoridade do professor e a falsa ingenuidade do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica.

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Autora do Livro: "Da sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Iner)mediações no processo ensino-aprendizagem", Annablume (2012)

Citas

ADORNO, W. Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida, São Paulo: Perspectiva, 2003.

BAUDRILARD, J. Da Sedução. Campinas, SP.: Papirus, 1991.

CHAUI, Marilena. Ideologia e Educação. In. Rev. Educação e Sociedade. Nº 05, 1980.

CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1991.

FREUD, S. O Interesse Intelectual da Psicanálise. Obras Completas, Volume XIII. Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. VII. Minhas Teses sobre o papel da Sexualidade na Etiologia das Neuroses (1906). Trad. J. Bernays. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1969.

FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). Obras Completas. Vol. VII. Trad. Paulo Dias Corrêa. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 2002.

FREUD, Sigmund. Obras Completas. Vol. XI. Sobre a Tendência Universal à Depreciação na Esfera do Amor (1912). Trad. Jayme Salomão. Standard Brasileira, Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1997.

FURLANI, M. L. Teixeira. Autoridade do Professor: meta, mito ou nada disso? Questões de Nossa Época. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2000.

GUZZONI, Margarida Abreu. A Autoridade na Relação Educativa. São Paulo: Annablume,1995.

KEHL, Maria Rita. Masculino/Feminino. O olhar da sedução. In: NOVAIS, Adauto (org.) O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras.

KIERKEGAARD, Sören. Diário de um sedutor. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.

KUPFER, M. Cristina M. Freud e a Educação, dez anos depois. In: Psicanálise e Educação: uma transmissão possível. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Nº 16, 1999.

KUPFER, M. Cristina. Freud e a Educação. O Mestre do Impossível. 3ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. A psicanálise escuta a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MEZAN, Renato. À Sombra de Dom Juan e outros ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MILLER, Gérard. (Org.). Lacan. Trad. Luiz Forbes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

MILLOT, C, Freud Antipedagogo. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001.

MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Summus Editorial, 2002

MORGADO, M. Aparecida. Da sedução na relação pedagógica. Professor-aluno no embate com efeitos inconscientes. São Paulo: Plexus, 1995.

PLATÃO. O Banquete ou Do Amor. Trad. Profº J. Cavalcante de Souza. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.

POZZOLI, Thereza Christina. Dicionário da Língua Larousse Cultural. São Paulo, Ed. Universo, 1992.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

LOPES, F. R. Autoridade e Sedução: manifestações sutir em sal de aula. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 233–246, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p233-246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8848. Acesso em: 21 nov. 2024.