Tecnologias e educação

contribuições para o debate na obra de Paulo Freire

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p226-242

Mots-clés :

Tecnologia, Paulo Freire, Educação

Résumé

Este artigo apresenta um estudo a partir da obra de Paulo Freire com o objetivo de identificar e analisar seu aporte para embasar a reflexão crítica sobre as tecnologias. No atual contexto, entende-se que um dos grandes desafios do campo educacional está na compreensão crítica da relação entre tecnologias e educação. Entre as contribuições teóricas do autor estão: a denúncia do falso dilema entre humanismo-tecnologia; a crítica ao tecnicismo, à ideologização, ao pragmatismo neoliberal; e a necessária vigilância ética frente ao utilitarismo consumista que domina a ciência e a tecnologia na lógica do mercado capitalista. Conclui-se que as contribuições de Paulo Freire continuam extremamente atuais para a compreensão dessa temática, contribuindo com referências éticas para avalizar os sentidos da tecnologia no campo educativo; e, ao mesmo tempo, indica critérios para evitar o tecnocentrismo que dicotomiza humanismo e tecnologia.

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Biographie de l'auteur-e

Telmo Adams, Universidade de Caxias do Sul / Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação (2007) e Pós-doutorado com pesquisa sobre Educação Popular na América Latina e Caribe (2010) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-doutorado no Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectiva Educativa en América Latina (APPEAL) na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM (2018). Professor Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação - Grupo de Pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania. Integrante do Centro Latino-americano em Pesquisa e Educação. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Educacional e Pesquisa na America-Latina, Convergências Teoricas e Metodologicas (PPGEduc-UCS) Rio Grande do Sul e Educação Popular Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais (PPGEduc-UNISC) Rio Grande do Sul

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Publié-e

2022-02-15

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ADAMS, T. Tecnologias e educação: contribuições para o debate na obra de Paulo Freire. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 226–242, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p226-242. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5404. Acesso em: 21 nov. 2024.