Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação

Auteurs-es

  • Fernanda Antonia Barbosa Mota Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Résumé

Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernanda Antonia Barbosa Mota, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Efetiva de Filosofia da Educação na UFPI.

Références

ALBUQUERQUE, Maria Betânia. O ensino de filosofia da educação em questão. Revista Sul-Americana de

Filosofia e Educação, Brasília, n. 1, p. 1-11, nov. 2003.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1999.

COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez-Autores Associados,

GALLO, Sílvio. Filosofia da educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccoS – Revista Científica,

São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, jul./dez. 2007.

HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa filosófica na educação: a formação do pesquisador e a sua contribuição

no campo educacional. In______. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: possibilidades

presentes no contexto universitário. v. 1. Londrina: EDUEL, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

NÓVOA, Antonio. História da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1994. Mimeografado.

PAGNI, Pedro Angelo. Anísio Teixeira – Experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENDES, Durmeval (Coord.). Filosofia

da educação brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 19-47.

______. A filosofia na formação do educador. In: ______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14.

ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002a. p. 9-34.

______. Percorrendo caminhos na educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, dez. 2002b. Disponível

em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100014&lng=en&nrm=i

so>. Acesso em: 20 jul. 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI

JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 265-326.

______. Filosofia da Educação: o desafio do pensar a educação nos países e comunidades lusófonas. In: ______;

ALMEIDA, C. R. S. de; LORIERI, M. A. (Org.). Perspectivas da filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2011.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1978.

TOMAZETTI, Elisete. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí, RS: Unijuí,

______. O ensino de filosofia da educação na escola normal. In: HENNING, L. M. P. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: debate contemporâneo sobre a educação filosófica. v. 2. Londrina: EDUEL, 2010. p. 45-58.

Publié-e

2013-06-22

Comment citer

MOTA, F. A. B. Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322. Acesso em: 21 nov. 2024.