Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumen
Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Maria Betânia. O ensino de filosofia da educação em questão. Revista Sul-Americana de
Filosofia e Educação, Brasília, n. 1, p. 1-11, nov. 2003.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1999.
COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez-Autores Associados,
GALLO, Sílvio. Filosofia da educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccoS – Revista Científica,
São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, jul./dez. 2007.
HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa filosófica na educação: a formação do pesquisador e a sua contribuição
no campo educacional. In______. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: possibilidades
presentes no contexto universitário. v. 1. Londrina: EDUEL, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
NÓVOA, Antonio. História da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1994. Mimeografado.
PAGNI, Pedro Angelo. Anísio Teixeira – Experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENDES, Durmeval (Coord.). Filosofia
da educação brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 19-47.
______. A filosofia na formação do educador. In: ______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14.
ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002a. p. 9-34.
______. Percorrendo caminhos na educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, dez. 2002b. Disponível
em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100014&lng=en&nrm=i
so>. Acesso em: 20 jul. 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI
JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 265-326.
______. Filosofia da Educação: o desafio do pensar a educação nos países e comunidades lusófonas. In: ______;
ALMEIDA, C. R. S. de; LORIERI, M. A. (Org.). Perspectivas da filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2011.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
TOMAZETTI, Elisete. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí, RS: Unijuí,
______. O ensino de filosofia da educação na escola normal. In: HENNING, L. M. P. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: debate contemporâneo sobre a educação filosófica. v. 2. Londrina: EDUEL, 2010. p. 45-58.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017