Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação

Authors

  • Fernanda Antonia Barbosa Mota Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Abstract

Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.

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Author Biography

Fernanda Antonia Barbosa Mota, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Efetiva de Filosofia da Educação na UFPI.

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Published

2013-06-22

How to Cite

MOTA, F. A. B. Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322. Acesso em: 24 nov. 2024.