EXPERIÊNCIAS E SABERES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p239-255

Palavras-chave:

Educação superior, Formação docente, Inclusão educacional, Educação especial

Resumo

O artigo tem o objetivo de descrever e analisar as experiências de professores da Universidade Federal de Alagoas em relação a pessoas com deficiência, como ainda aspectos de sua formação e as estratégias pedagógicas já conhecidas e utilizadas para o atendimento desse público. Utilizamos a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada, com caráter reflexivo, realizada com oito docentes. A análise empregada foi a de conteúdo, especificamente a temática. Os resultados mostraram que poucos docentes tiveram experiências com pessoas com deficiência e que eles não tinham uma formação específica em educação inclusiva. Ademais, parte dos docentes descreveu realizar escassas e tímidas, mas necessárias, estratégias pedagógicas para atender as necessidades do alunado com deficiência. Assim, deve haver maior investimento na formação do professor universitário, uma vez que ano após ano ampliam-se as matrículas de alunos com deficiência no ensino superior.

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Biografia do Autor

David dos Santos Calheiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)

Doutorando na área de Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

CALHEIROS, D. dos S.; FUMES, N. de L. F. EXPERIÊNCIAS E SABERES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 239–255, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p239-255. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2713. Acesso em: 28 mar. 2024.