Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia
reflexões sobre as práticas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p51-66Palavras-chave:
Exclusão, Inclusão, Formação InicialResumo
O presente artigo apresenta e discute as vivências propostas pelas residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), em tempos de Pandemia (Covid-19). Para tanto, buscamos apreender os limites e as possibilidades das experiências inclusivas vivenciadas no PRP, com base na colaboração crítica. A pesquisa parte da colaboração crítica, com o foco nas entrevistas iniciais com 14 (quatorze) licenciandas de instituição pública do Nordeste, realizadas no mês de dezembro de 2021, com análise de conteúdo temática. Os resultados apontam para as diferentes práticas desenvolvidas na escola campo do PRP, com o planejamento de práticas adaptadas e outras sem adaptações específicas, voltadas para os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), bem como apresentam o trabalho solo e processo de responsabilização do docente e estudante sobre a participação nas vivências propostas, que implicou no olhar direcionado aos limites e possibilidades das práticas.
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Atualizado em 15/07/2017