Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia

reflexões sobre as práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p51-66

Palavras-chave:

Exclusão, Inclusão, Formação Inicial

Resumo

O presente artigo apresenta e discute as vivências propostas pelas residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), em tempos de Pandemia (Covid-19). Para tanto, buscamos apreender os limites e as possibilidades das experiências inclusivas vivenciadas no PRP, com base na colaboração crítica. A pesquisa parte da colaboração crítica, com o foco nas entrevistas iniciais com 14 (quatorze) licenciandas de instituição pública do Nordeste, realizadas no mês de dezembro de 2021, com análise de conteúdo temática. Os resultados apontam para as diferentes práticas desenvolvidas na escola campo do PRP, com o planejamento de práticas adaptadas e outras sem adaptações específicas, voltadas para os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), bem como apresentam o trabalho solo e processo de responsabilização do docente e estudante sobre a participação nas vivências propostas, que implicou no olhar direcionado aos limites e possibilidades das práticas. 

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Biografia do Autor

Samara Cavalcanti da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação (UFPE). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). São João/Pernambuco/Brasil. E-mail: samara.melo@uneal.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8902-1507.  Endereço: Rodovia AL-115, km 03. Palmeira dos Índios – AL. Fone: (87)996020441.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade do Porto/Portugal. Professora Titular do Instituto de Educação Física e Esporte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Maceió/Alagoas/Brasil. E-mail: neiza.fumes@iefe.ufal.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1913-4784. Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió – AL. Fone: (82)999837373.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

SILVA, S. C. da; FUMES, N. de L. F. Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia: reflexões sobre as práticas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 51–66, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p51-66. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16476. Acesso em: 22 dez. 2024.