Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189

Mots-clés :

Gerencialismo; Política Educativa; EJA.

Résumé

O presente artigo é parte de um estudo sobre o Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Municipal, com objetivo de analisar e discutir a atuação de professores e coordenadores nas mudanças curriculares da modalidade EJA- ensino médio em uma escola municipal. Analisa-se aspectos do modelo de Estado Neoliberal, e as influências do gerencialismo, com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. A abordagem é qualitativa, metodologia análise textual discursiva (ATD). O desenvolvimento desse estudo apresenta as percepções dos entrevistados em relação as mudanças impostas, as características do gerencialismo, austeridade, seletividade, performance na EJA. Conclui-se que os professores identificam o gerencialismo na EJA, e que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cesar de Lima de Melo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutorando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - IF Sul-rio-grandense, Especialista em Filosofia- Moral e Política pela Universidade Federal de Pelotas, professor da rede Municipal de Pelotas RS, bancário aposentado.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2944821571056109

Jair Jonko Araújo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professor do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - IF Sul-rio-grandense - Pelotas RS, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: jair.jonko@gmail.com

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/4585552156003892

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Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-09-30

Comment citer

MELO, C. de L. de; ARAÚJO, J. J. Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 171–189, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19787. Acesso em: 15 oct. 2024.