Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189

Mots-clés :

Gerencialismo; Política Educativa; EJA.

Résumé

O presente artigo é parte de um estudo sobre o Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Municipal, com objetivo de analisar e discutir a atuação de professores e coordenadores nas mudanças curriculares da modalidade EJA- ensino médio em uma escola municipal. Analisa-se aspectos do modelo de Estado Neoliberal, e as influências do gerencialismo, com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. A abordagem é qualitativa, metodologia análise textual discursiva (ATD). O desenvolvimento desse estudo apresenta as percepções dos entrevistados em relação as mudanças impostas, as características do gerencialismo, austeridade, seletividade, performance na EJA. Conclui-se que os professores identificam o gerencialismo na EJA, e que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cesar de Lima de Melo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutorando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - IF Sul-rio-grandense, Especialista em Filosofia- Moral e Política pela Universidade Federal de Pelotas, professor da rede Municipal de Pelotas RS, bancário aposentado.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2944821571056109

Jair Jonko Araújo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professor do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - IF Sul-rio-grandense - Pelotas RS, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: jair.jonko@gmail.com

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/4585552156003892

Références

AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da Educação em Pelotas. Pelotas: Seiva,2005.

ANTUNES, Ricardo; PINTO Geraldo A. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BALL, Stephen. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.89, pp.1105-1126. ISSN 0101-7330.

BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.126, p. 539-564.

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2021.

HARVEY, David. O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Estado Gerencial, Reestruturação Educativa e Gestão Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, p. 63-78, 2008.

JOSLIN, Melina de Fátima Andrade. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe>. Acesso em: 28 dez. 2022.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Editora UNIJUI, 2011

NEWMAN, Janet; CLARKE, John. Gerencialismo. Educ. Real., Ago 2012, vol.37, no.2, p.353-381. ISSN 2175-6236.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PAULA, Ana Paula Paes de. Administração Pública Brasileira Entre o Gerencialismo e a Gestão Social. RAE- Revista de Administração de Empresas, vol.45, n.1, jan-mar 2005, p.36-49.

PETERS, Michael; MARSHAL, James; FITZSIMONS, Patrick. Gerencialismo e Política Educacional em um Contexto Global: Foucault, Neoliberalismo e a Doutrina da Auto-Administração. Globalização e Educação – perspectivas críticas. Porto Alegre: ArtMed,2004, p.77-90.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-09-30

Comment citer

MELO, C. de L. de; ARAÚJO, J. J. Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 171–189, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19787. Acesso em: 21 nov. 2024.