Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189Palabras clave:
Gerencialismo; Política Educativa; EJA.Resumen
Este artículo forma parte de un estudio sobre el Gerencialismo en la Política Educativa de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una Escuela Municipal, con el objetivo de analizar y discutir el desempeño de docentes y coordinadores en los cambios curriculares de la modalidad EJA-bachillerato en una escuela municipal. Se analizan aspectos del modelo de Estado Neoliberal y las influencias del gerencialismo, con el apoyo de algunos autores como Newman, Clarke y Ball. El enfoque es cualitativo, la metodología de análisis textual discursivo (DTA). El desarrollo de este estudio presenta las percepciones de los entrevistados en relación a los cambios impuestos, las características de gerencialismo, austeridad, selectividad, desempeño en EJA. Se concluye que los docentes identifican el gerencialismo en la EJA, y que el avance del gerencialismo en las políticas educativas tiene implicaciones nocivas para la EJA.
Descargas
Citas
AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da Educação em Pelotas. Pelotas: Seiva,2005.
ANTUNES, Ricardo; PINTO Geraldo A. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BALL, Stephen. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc. [online]. 2004, vol.25, n.89, pp.1105-1126. ISSN 0101-7330.
BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.126, p. 539-564.
BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2021.
HARVEY, David. O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Estado Gerencial, Reestruturação Educativa e Gestão Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, p. 63-78, 2008.
JOSLIN, Melina de Fátima Andrade. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe>. Acesso em: 28 dez. 2022.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Editora UNIJUI, 2011
NEWMAN, Janet; CLARKE, John. Gerencialismo. Educ. Real., Ago 2012, vol.37, no.2, p.353-381. ISSN 2175-6236.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
PAULA, Ana Paula Paes de. Administração Pública Brasileira Entre o Gerencialismo e a Gestão Social. RAE- Revista de Administração de Empresas, vol.45, n.1, jan-mar 2005, p.36-49.
PETERS, Michael; MARSHAL, James; FITZSIMONS, Patrick. Gerencialismo e Política Educacional em um Contexto Global: Foucault, Neoliberalismo e a Doutrina da Auto-Administração. Globalização e Educação – perspectivas críticas. Porto Alegre: ArtMed,2004, p.77-90.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cesar de Lima de Melo, Jair Jonko Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017