Quais os Desafios do Início na Docência?
estudo com professores do Ceará
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286Mots-clés :
Desafios da docência; professores iniciantes; Ceará.Résumé
Este artigo versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020); Garcia (2010); André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos a pesquisa-formação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.
Téléchargements
Références
ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. André, M. (Org.) 12ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
______. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, [s.l], v. 23, e230095, 2018.
ARANHA, A. V. S.; SOUZA, J. V. A. As Licenciaturas na Atualidade: nova crise. Educar em Revista, v. 51, p. 69-86, 2013.
BOLZAN, D. P. V. Movimentos Construtivos da Docência/Aprendizagem: Tessituras Formativas. In: ANAIS do XV Endipe-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010.
______.; ISAIA, S. M. de A. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da professoralidade. Revista Educação, Porto Alegre, ano 29, v. 3, n. 60, p. 489-501, 2006.
BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
CAVALCANTE, M. M. S. Permanecer ou evadir da docência? Estudo sobre perspectivas de professores iniciantes egressos do Pibid UECE. 2018. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
______. Como se desenvolvem os professores nos primeiros anos de docência? Estudo com iniciantes da educação básica cearense. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. No prelo.
CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2018.
______.; ______.; ______.. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades (Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 14, p. 4149114-15, 2020.
CUNHA, M. I. Aprendizajes significativos en la formación inicial de profesores: un estudio en el área de los Cursos de Licenciatura, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.103-16, 2001.
CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, v. 33, n. 3, p. 189-197, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 147p.
FARIAS, I. M. S. de; CASTRO, F. M. F. M.; VEIGA, I. P. A. Que caminho seguir? Apontamentos sobre os objetivos educacionais no contexto da Educação Superior. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. A. (Orgs.). Por uma Didática da Educação Superior. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 79-100.
FRANCO, M. A. S. A pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.
GARCIA, M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.
GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. S. A escola como espaço de formação de professores iniciantes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.7-25, Set./Dez. 2016.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. [S.l.]: Porto Editora, 2007.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, M. C. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer; revisão Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
LEONI, N. M. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
LIMA, E. F.; CORSI, A. M; MARIANO, A. L. S.; MONTEIRO, H. M.; PIZZO, S. V.; ROCHA, G. A.; SILVEIRA, M. F. L. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem, ano 10, n. 15, p. 138-160, jan./jun. 2007.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MENDONÇA, L. O. S. Referentes de ação e o desenvolvimento da profissionalidade de professores de Matemática iniciantes, egressos do PIBID, nos Sertões de Canindé-CE. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2022.
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2010.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras Iniciantes. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 382-400, set./dez. 2006.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto , 1992.
REALI, A. M. de M.R., TANCREDI, R.M.S.P. e MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes . Educação e Pesquisa. 34, 1, 77-95, abr. 2008.
VAILLANT, D.; GARCIA, M. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Cutitiba: UTFPR, 2012.
VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, 1984.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Iure Coutre Gurgell, Luciana Mendonça 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017