¿CUÁLES SON LOS DESAFÍOS DE COMENZARSE EN LA DOCENCIA?

ESTUDIAR CON PROFESORES DE CEARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286

Palabras clave:

Desafíos docentes; maestros principiantes; Ceará.

Resumen

Este artículo trata sobre los desafíos de enseñanza de los profesores principiantes de Ceará. El objetivo de esta investigación fue comprender los desafíos de los primeros años de actuación docente en el contexto de Ceará. El aporte teórico estuvo guiado por las referencias de: Cruz, Farias y Hobold (2020); García (2010); Andrés (2018). En cuanto a los aspectos metodológicos, recurrimos a la investigación-formación, desde la perspectiva de Delory-Momberger (2008). Los resultados indican que los docentes principiantes experimentan numerosos desafíos en sus primeros años de docencia, lo que hace que este momento sea difícil, pero también permeado de mucho aprendizaje, que es un proceso dinámico, subjetivo y complejo. Con este estudio, esperamos enriquecer las discusiones en el área de formación y desempeño docente.

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Biografía del autor/a

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, UECE

Doutora em Educação (UECE). Docente dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará, Brasil.

Iure Coutre Gurgel, UECE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,(POSEDUC/UERN) na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente . Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN (2010). .É professor Assistente III da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), lotado no campus Avançado de Patu-CAP, Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processo de Ensino-Aprendizagem e Educação Especial numa perspectiva Inclusiva.

Luciana de Oliveira Souza Mendonça, IFCE

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – área de concentração: Formação de professores. (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – área de concentração: Metodologia de ensino (UFSCar-SP).  Possui Graduação em Licenciatura em Matemática  pela UFSCar (1997). Professora Adjunta IV ( DIV04) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará ( IFCE) onde leciona disciplinas no curso de Licenciatura em Matemática e nas Engenharias. Coordenou o PIBID ( 2014- 2017). Coordenou o Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE).  Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Professores iniciantes e  Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2023-08-01

Cómo citar

SILVA CAVALCANTE, M. M. da; GURGEL, I. C.; MENDONÇA, L. de O. S. ¿CUÁLES SON LOS DESAFÍOS DE COMENZARSE EN LA DOCENCIA? : ESTUDIAR CON PROFESORES DE CEARÁ. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 274–286, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16882. Acesso em: 20 may. 2024.