¿CUÁLES SON LOS DESAFÍOS DE COMENZARSE EN LA DOCENCIA?
ESTUDIAR CON PROFESORES DE CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286Palabras clave:
Desafíos docentes; maestros principiantes; Ceará.Resumen
Este artículo trata sobre los desafíos de enseñanza de los profesores principiantes de Ceará. El objetivo de esta investigación fue comprender los desafíos de los primeros años de actuación docente en el contexto de Ceará. El aporte teórico estuvo guiado por las referencias de: Cruz, Farias y Hobold (2020); García (2010); Andrés (2018). En cuanto a los aspectos metodológicos, recurrimos a la investigación-formación, desde la perspectiva de Delory-Momberger (2008). Los resultados indican que los docentes principiantes experimentan numerosos desafíos en sus primeros años de docencia, lo que hace que este momento sea difícil, pero también permeado de mucho aprendizaje, que es un proceso dinámico, subjetivo y complejo. Con este estudio, esperamos enriquecer las discusiones en el área de formación y desempeño docente.
Descargas
Citas
ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. André, M. (Org.) 12ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
______. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, [s.l], v. 23, e230095, 2018.
ARANHA, A. V. S.; SOUZA, J. V. A. As Licenciaturas na Atualidade: nova crise. Educar em Revista, v. 51, p. 69-86, 2013.
BOLZAN, D. P. V. Movimentos Construtivos da Docência/Aprendizagem: Tessituras Formativas. In: ANAIS do XV Endipe-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010.
______.; ISAIA, S. M. de A. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da professoralidade. Revista Educação, Porto Alegre, ano 29, v. 3, n. 60, p. 489-501, 2006.
BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
CAVALCANTE, M. M. S. Permanecer ou evadir da docência? Estudo sobre perspectivas de professores iniciantes egressos do Pibid UECE. 2018. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
______. Como se desenvolvem os professores nos primeiros anos de docência? Estudo com iniciantes da educação básica cearense. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. No prelo.
CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. Pesquisa COM professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2018.
______.; ______.; ______.. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades (Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 14, p. 4149114-15, 2020.
CUNHA, M. I. Aprendizajes significativos en la formación inicial de profesores: un estudio en el área de los Cursos de Licenciatura, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.103-16, 2001.
CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, v. 33, n. 3, p. 189-197, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 147p.
FARIAS, I. M. S. de; CASTRO, F. M. F. M.; VEIGA, I. P. A. Que caminho seguir? Apontamentos sobre os objetivos educacionais no contexto da Educação Superior. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. A. (Orgs.). Por uma Didática da Educação Superior. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 79-100.
FRANCO, M. A. S. A pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.
GARCIA, M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.
GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. S. A escola como espaço de formação de professores iniciantes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.7-25, Set./Dez. 2016.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. [S.l.]: Porto Editora, 2007.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, M. C. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer; revisão Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
LEONI, N. M. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
LIMA, E. F.; CORSI, A. M; MARIANO, A. L. S.; MONTEIRO, H. M.; PIZZO, S. V.; ROCHA, G. A.; SILVEIRA, M. F. L. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem, ano 10, n. 15, p. 138-160, jan./jun. 2007.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MENDONÇA, L. O. S. Referentes de ação e o desenvolvimento da profissionalidade de professores de Matemática iniciantes, egressos do PIBID, nos Sertões de Canindé-CE. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2022.
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2010.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras Iniciantes. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 382-400, set./dez. 2006.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto , 1992.
REALI, A. M. de M.R., TANCREDI, R.M.S.P. e MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes . Educação e Pesquisa. 34, 1, 77-95, abr. 2008.
VAILLANT, D.; GARCIA, M. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Cutitiba: UTFPR, 2012.
VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, 1984.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Iure Coutre Gurgell, Luciana Mendonça
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017