Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática no Início da Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p275-294

Palavras-chave:

Educação Matemática; Identidade Profissional; Formação Continuada; Estudo em grupo

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o movimento de constituição de Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência (ID) em um grupo de estudos sobre Educação Financeira (EF). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo de ações desenvolvidas por três professores de matemática no ID nesse grupo de estudos. Os resultados evidenciam que, ao discutir caracterizações de EF, problematizar a prática do professor em relação à disciplina de EF e analisar e propor tarefas sobre EF, os professores no ID (re)significaram suas crenças/concepções em relação ao ensino de EF; mobilizaram conhecimentos referentes à profissão; buscaram seu sentido de agência profissional diante de vulnerabilidades associadas à EF; explicitaram que deveres lhes são legítimos ao ministrar a disciplina de EF; e mobilizaram aspectos de seu compromisso político. Ao problematizar sua prática profissional, os professores de matemática no ID tiveram a oportunidade de interagir com o outro e de se envolver em situações de aprendizagem, o que foi fundamental para o movimento de constituição de sua Identidade Profissional.

 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Barretto, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

BARRETTO, A. C.; CYRINO, M. C. de C. T. Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática no Início da Docência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 275–294, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p275-294. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16848. Acesso em: 17 jul. 2024.