Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente

histórias em função de um saber específico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132

Mots-clés :

Aprendizagem docente. Tecnologias digitais na educação.

Résumé

Neste artigo, buscamos identificar e analisar como as tecnologias digitais vêm constituindo-se um elemento da aprendizagem profissional do docente que atua na educação superior. O aporte teórico traz uma breve discussão sobre a profissionalidade docente e a presença das tecnologias na prática dos professores. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados emergiram de levantamento bibliográfico e de entrevistas realizadas com oito professores no âmbito de uma universidade pública brasileira, no ano de 2021. A pesquisa realizada sob os pressupostos da história oral apoia-se nos estudos de Verena Alberti. As análises das histórias orais evidenciaram que a atividade docente está permeada pelas tecnologias digitais que, por sua vez, requerem que os professores estejam preparados para utilizá-las. Elas demandam novas habilidades digitais, assim como constante formação e ampliação dessas habilidades. Sublinha-se que o desenvolvimento de tais habilidades digitais dos professores ocorre de acordo com a prática de uso, informalmente, por iniciativa pessoal de cada professor.

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Bibliographies de l'auteur-e

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora do Programa de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) Educação e Cultura Contemporânea na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Editora-responsável da Revista Educação e Cultura Contemporânea do PPGE/UNESA. Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1977), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979).

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011).

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Publié-e

2024-06-05

Comment citer

DE LIMA DUSI, L.; PEDROSA, S. M. P. de A.; MENDES DOS SANTOS, S. R. Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente: histórias em função de um saber específico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 119–132, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16844. Acesso em: 21 déc. 2024.