Retratos da Docência no Sistema Socioeducativo

a formação pelos ateliês biográficos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p151-169

Mots-clés :

Formação de professores; Formação Continuada de Professores; Aspecto socioeducativo

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a construção da docência por meio do desenvolvimento do Ateliê Biográficode Projetos na socioeducação. O universo empírico da pesquisa diz respeito a um grupo de oito professores da Escola Estadual Jovem Protagonista, que atende a sete unidades socioeducativas em Belo Horizonte-MG. Utilizamos, como referencial teórico e metodológico, os trabalhos de Marie-Christine Josso e Christine Delory-Momberger, no espectro dos estudos biográficos como ferramenta da autoformação. A formação docente foi considerada eixo principal de análise. O artigo organiza-se em três seções, além das considerações finais. O exercício da profissão foi capturado por meio da memória, do olhar, da escrita e da fala – todos em um mesmo plano –, para trazer uma possível reflexão sobre si e sobre a prática dos professores do socioeducativo. Passado, presente, muros e grades, alunos privados de liberdade e outros atores compuseram um cenário singular a ser analisado.

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Tiago Sânzio dos Santos Pereira, Secretaria Estadual de Educação -MG

Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação /UFMG, especialista em Cultura e Arte pela FAFICH / UFMG. Possui graduação em História (Bacharelado/Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Professor efetivo da rede estadual desde 2007. Atuação nas áreas de Educação, História, Socioeducação, Cultura, Arte e Formação de Professores.

Maria Amália Almeida Cunha, Faculdade de Educação- Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares.

Licinia Maria Correa Correa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado em Sociologia pela Università degli Studi di Pádova-Itália (2017), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (2008) e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). É professora associada na Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG. Atua no ensino e na pesquisa na interface da Sociologia da Educação com a Sociologia da Juventude.

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Publié-e

2024-06-05

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DOS SANTOS PEREIRA, T. S.; CUNHA, M. A. A.; CORREA, L. M. C. Retratos da Docência no Sistema Socioeducativo: a formação pelos ateliês biográficos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 151–169, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p151-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16814. Acesso em: 30 déc. 2024.